segunda-feira, 16 de junho de 2014

DO OUTRO LADO

Vou participar de um projeto que muito me atraiu – assistir aos jogos da Copa do Mundo de futebol na terra dos nossos maiores rivais nesse esporte.
Sem patriotismo! Vai ser uma experiência interessante escutar como os argentinos irão relatar este evento.
Interessa-me, e muito, a opinião dos irmãos portenhos sobre a nossa Arena Pantanal e os atrativos oferecidos pela nossa ex-Cidade Verde.
A grande mídia brasileira tem sido rigorosa em seus comentários sobre a nossa escolha como cidade-sede. Principalmente porque não temos uma rede de hotelaria padrão FIFA, nem mobilidade urbana e nem turismo.
Só poupou a Arena Pantanal, local dos jogos. Mesmo assim, com restrições ao seu gramado, que até hoje recebe tratamento especial através de iluminação de alta tecnologia, inquietações com sua operacionalidade e funcionalidade tecnológica – o que não é pouco.
Falam mal do inacabado entorno da Arena, que inclui: aeroporto, avenidas, ruas, trincheiras, rotatórias, transporte coletivo (VLT), hotéis, pontos turísticos, e até do nosso clima.
Não tenho a menor ideia de como os conterrâneos de Maradona nos julgarão. Mas tenho uma grande curiosidade em saber.
Arrisco até um palpite: serão bem mais amenos nas suas críticas do que as apimentadas apreciações vindas, principalmente, do eixo Rio-São Paulo.
Também na América do Norte e Europa não estamos com boa avaliação. Desconheço o julgamento dos países da ex-cortina de ferro, orientais, australianos e africanos.
Os chilenos, que jogarão aqui, já enfrentaram problemas com relação à acomodação de sua discreta comitiva.
Não temos nenhum hotel com o padrão FIFA para hospedar a Presidente da República do país sul-americano de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Confesso que estou entusiasmado com essa experiência de ver o Brasil analisado de fora para dentro.
Sempre ganhei com essas visões. Espero voltar amando mais a minha cidadezinha, tão esquecida e maltratada pelos nossos governantes.
Publicarei o resultado da experiência...
Acreditem!

Gabriel Novis Neves
09-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.