terça-feira, 24 de junho de 2014

Preocupações

Durante os jogos da Copa do Mundo, a natural alegria que deveria existir pela realização deste evento foi substituída por um mar de inquietudes.
As mais diversas e justas preocupações tomaram conta deste país. Atingiram milhares de turistas estrangeiros que deveriam acompanhar as suas seleções, e não o fizeram.
Há meses jornalistas do mundo todo vasculham nossa terra. Os materiais coletados em entrevistas com a população, assim como os vídeos produzidos da cidade, são divulgados nos mais variados meios de comunicação, com efeitos negativos na nossa imagem.
Os trabalhadores brasileiros e a imensa maioria de excluídos sociais aproveitam o momento de exposição mundial para demonstrarem todo o seu descontentamento com o rumo que o país está tomando.
Corrupção desenfreada no poder público, impunidade para os grandes e, principalmente, ausência de políticas públicas sociais.
Os movimentos de rua se mostram incontroláveis e a autoridade do poder público está seriamente comprometida.
Arrastões, depredações do patrimônio público e privado, agressões e sequestros atormentam o mais pacato dos cidadãos.
As manifestações estão fora do controle dos órgãos de repressão, gerando mais violência e terminando, às vezes, com o sacrifício de inocentes.
Como pano de fundo o comércio ilegal de armas e o tráfico sempre crescente de drogas ilícitas.
Nossa população está com medo. Medo de sair de casa. Medo de ficar em casa. Medo do medo.
Quem pode tem carros blindados, segurança pessoal e casa transformada em trincheira. Apartamentos da orla marítima com grades de proteção.
É a banalização da vida.
A imprensa inglesa cobrou das nossas autoridades mais  segurança aos turistas que pretendem assistir aos jogos aqui, mas, estão temerosos, quase desistindo.
Nosso ministro dos Esportes, responsável pela Copa da FIFA no Brasil, tentou tranquilizar os ingleses dizendo que o Rio de Janeiro oferece mais segurança que o Iraque.
Foi uma ducha de água fria no entusiasmo dos súditos da Rainha. Os americanos produziram um vídeo mostrando a “vida como ela é no país da copa”. É um verdadeiro espantalho para os fanáticos do futebol.
Na França jornais divulgam que a população do Brasil é contrária aos gastos exorbitantes com a Copa. Totalmente desfocada das prioridades da nação - educação, saúde, segurança. 
As preocupações dos turistas começam nos inacabados e desconfortáveis aeroportos. Depois trafegam pelas inconclusas obras de mobilidade urbana. Hotelaria, restaurantes, hospitais, pontos de lazer, deixam muito a desejar.
Mas, a preocupação maior é com a violência, fora do controle do Estado.
Mas, nada é impossível para melhorarmos esse quadro sombrio do momento atual. Temos de ter fé.
A imensa fé do povo brasileiro vai operar o milagre de remover as nossas montanhas de preocupações.
Afinal, Deus não é brasileiro?

Gabriel Novis Neves
03-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.