quarta-feira, 4 de junho de 2014

PROVA DE FOGO

Em junho teremos uma grande prova de prestígio na nossa pequena e religiosa cidade - entre as tradicionais e apreciadas festas juninas e os jogos da Copa.
Coincidentemente, a primeira das quatro partidas programadas para e ex-Cidade Verde está marcada para o dia 13 de junho, data em que se comemora a festa de Santo Antônio, o casamenteiro.
Festejado com antecedência, o seu dia culmina com inúmeras missas seguidas de chá com bolo e à noite fogueira, danças com roupas caipiras e uma infinidade de atrações com comes e bebes do melhor da nossa cultura regional.
Já é hábito popular essas festas serem atrasadas, o que faz com que acabem por emendarem-se com as de São João, o mais popular dos santos juninos. O protocolo é o mesmo, com exceção do banho do santo à meia-noite.
O santo sai da casa do festeiro até o riacho mais próximo acompanhado pelos fiéis e por uma procissão cantando hinos do santo, tocados por uma pequena banda de música.
A alegria é contagiante. Fogos de artifícios clareiam o céu com seus deslumbrantes efeitos coloridos.
 “Deus te salve João. Batista sagrado. O teu nascimento. Nos temos alegrado. Viva São João”!
O arrasta-pé com quentão rola a noite toda.
Quatro dias após o São João é a festa da dupla São Pedro e São Paulo. São Pedro possui a chave do céu e Paulo é o evangelista que tem em seu currículo o cargo de fundador da igreja católica.
Receberam seu nome os dois primeiros papas, cabendo a Pedro o privilégio de edificar a igreja católica.
Esticando para o primeiro dia de julho temos a festa do queridíssimo Santo Preto, que muitos confundem como o patrono de Cuiabá, o São Benedito dos humildes, pobres e ricos. Uma unanimidade. Sua festa faz parte dos eventos culturais desta cidade. 
Estou aguardando o confronto entre a fé e a superprodução capitalista da FIFA.
Nossa cidade não está preparada para receber milhares de turistas para uma festa comercial onde tudo se vende por preços exorbitantes.
Os fiéis de São Benedito não irão assistir aos jogos da FIFA no nosso terreiro por falta de recursos, entretanto, as festas juninas têm tudo para serem apreciadas pelos turistas e nos livrar de um vexame maior.
É o milagre anunciado do Santo Preto.
Nessa verdadeira prova de fogo, os santos juninos nos salvarão da humilhação programada pela incompetência dos nossos governantes.
Que venha junho e os seus desafios materialistas!

Gabriel Novis Neves
14-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.