segunda-feira, 16 de junho de 2014

LIBIDO E PALADAR

Muita gente acredita que uma farta mesa desperta a libido.
Nunca acreditei nessa história de libido passar pelo paladar. É mais um mito do nosso rico folclore.
Evidentemente que uma saborosa comida (pouca) de qualidade nos proporciona sinais de felicidade traduzida num bem estar pós-prandial, mas nada relacionado ao sexo.
Se isso fosse verdade o mundo de hoje não admitiria guerras, violências contra a pessoa humana, corrupção e tantos males físicos prejudiciais à saúde da nossa nação.
Somos um mundo onde o grande problema de saúde é o excesso de peso na nossa população.
As Forças Armadas Americanas estão em dificuldade para recrutar jovens para atividades que exijam agilidade e preparo físico.
Daí o incremento na fabricação de sofisticados armamentos de alta tecnologia, como o avião de bombardeio invisível não tripulável, não se esquecendo do arsenal atômico - privilégio de pouquíssimas nações.
Cientificamente está provado que aqueles que apresentam sobrepeso estão sujeitos a provocar outras doenças graves associadas, abreviando de um modo geral o seu tempo de vida na terra.
Exemplos: a diabetes - com a impotência sexual dela decorrente, além das inúmeras patologias que a sucedem - e as doenças coronarianas, são as mais frequentes.
Para piorar a libido, os medicamentos usados nessas patologias apresentam como efeito colateral transtornos de ereção e até desinteresse sexual.
Os pragmáticos obesos, de forma irônica, quando advertidos pelo excesso de peso, respondem dizendo que preferem uma vida mais curta com os prazeres de uma boa gastronomia, com vinhos, iguarias especiais e doces de famosos chefs, a uma vida cheia de restrições.
A vida para eles perde o sentido se não for acompanhada daqueles detalhes. Realmente, viver muito hoje só por vaidade patológica.
O que de bom a vida nos proporciona quando o medo tomou conta de nós e até para ir a um bom restaurante é temerário, mesmo com seguranças e carro blindado?
O precisar se gratificar com a ingestão de uma grande quantidade de alimentos tem sido a causa desse sério problema de saúde pública, cujo remédio é a solução dos nossos históricos problemas sociais.
Enquanto iniciativas de gastar bilhões de reais, por exemplo, numa Copa do Mundo for prioridade nacional, teremos a obesidade mórbida assustando médicos em nosso país.
Com relação à libido, a hipocrisia e a vaidade não permitem comentários.
Fica difícil responder para que aumentar nossa expectativa de vida nessas condições.
O paladar não tem nada a ver com a libido. É um complexo mecanismo neuroemocional, bem diferente da ida a um simples restaurante seis estrelas.
Entretanto, o comer é o prazer mais longo da humanidade e, por isso mesmo, tão buscado.

Gabriel Novis Neves
01-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.