domingo, 6 de outubro de 2013

KAMAMUDA

Conheci certa vez em uma cidade brasileira, não me lembro de qual, um simpático restaurante de um japonês.
Aliás, japonês, para nós ocidentais, são todos os bilhões de orientais cuja raça apresenta uma linear fenda genética, onde quase não se vê o globo ocular ou “branco dos olhos” como preferem os leigos.
O “seo” Kamamuda, gentil e educado, era conhecido na cidade como o rei dos peixes de água salgada, apelidados por nós como frutos do mar. Puro preconceito com os fornecedores de outras proteínas animais. Para o bem dos discriminados, ficou de bom tamanho parar nesse delírio de grandeza em privilegiar o mar de água salgada chamando os seus produtos de frutos.
Por isonomia, teríamos o boi como fruto do pantanal, o camelo como fruto do deserto, o veado fruto do cerrado, os gigantes peixes amazônicos como frutos de água doce e, finalizando, o rei da selva, como fruto africano.
O homem não perde a sua maneira de ser ridículo.
O “seo” Kamamuda era uma figuraça. Agradava a todos que frequentavam o seu restaurante.
Parecia, com a sua simpatia, dar um ar de intimidade aos seus fregueses.
Pensei em fazer um trocadilho com o seu nome chamando-o de “Kama Muda”, mas desisti. O japona, com o seu deficiente português, jamais iria entender a ironia e o duplo sentido da palavra. Provavelmente nunca na vida tinha observado uma cama mudar de posição, espontaneamente, para ficar em posição mais confortável.
Entre nós esses fenômenos são tão banais que passam despercebidos. Políticos mudam de partidos todos os anos.
Partidos nascem feitos matas, como nos tempos de chuva.
Outros desaparecem como nas nossas queimadas criminosas e anuais.
Processos julgados e transitados pelo Supremo Tribunal Federal voltam a novo julgamento - desde o descobrimento do Brasil em 1.500, pela primeira vez, segundo estudiosos do assunto.
Também pudera! Com o conteúdo da embalagem, o jeitinho brasileiro iria aparecer para proteger os amigos do poder e, acabou aparecendo.
O trocadilho que pretendia fazer com “seo” Kamamuda, entre brasileiros seria entendido com uma banalidade, mas nunca entendido pelo japona.
A comida do restaurante japonês era da melhor qualidade, como o bom gosto do ambiente: todo espelhado, produzindo efeitos especiais deslumbrantes.
Muitos mudavam de mesa para usufruir melhor dos fantásticos estímulos sensoriais com a leveza da decoração que a todos encantavam.
Como em um balé, as mesas andavam, procurando, no inesquecível restaurante, o seu lugar mais prazeroso.
A minha estava em frente a um belo espelho oriental.

Gabriel Novis Neves
24-09-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.