O
anúncio feito pelo Ministério da Educação de que quase 30% dos alunos do ensino
fundamental nos últimos dez anos não tiveram acesso ao ensino médio, demonstrou
quanto estamos mal nessa área - estratégica para o desenvolvimento do país.
Este
fato ocorre em todo o território nacional e, no nosso Estado, o percentual é
dos mais alarmantes (27,8% em dez anos).
No
restante do país este “fenômeno” também pode ser notado, mas em escala menor
(22.8%). Educadores, psicólogos, psicoterapeutas, explicam que os fatores
causadores desse terrível e fatal mal social são múltiplos.
O
resultado imediato dessa calamidade, despercebida pelo governo, reflete no
número de alunos que concluem o ensino fundamental incapazes de realizar as
quatro operações fundamentais de matemática (somar, diminuir, multiplicar e
dividir).
Muitos
não sabem ler, nem sequer assinam corretamente o seu nome. Não conseguem
interpretar um simples texto.
Assim
nascem os nossos crescentes analfabetos funcionais rumo aos cursos superiores.
Outra
preocupação dos nossos educadores, pois esse “fenômeno” não chega a
impressionar aos nossos dinâmicos políticos sempre preocupados com o
fisiologismo do poder, é a diminuição de alunos matriculados no ensino médio da
Grande Cuiabá.
Felizmente
o mesmo fenômeno, no momento, não acontece no interior.
Enquanto
o Brasil não se convencer que sem educação não há desenvolvimento e criar
mecanismos para corrigir essas distorções que estão nos arcaicos currículos
escolares, na falta de estrutura física das escolas com espaços pedagógicos,
laboratórios, áreas de lazer e, principalmente, valorização humana e
profissional dos seus professores, ficaremos no pelotão dos “países em
desenvolvimento”.
Emendas
parlamentares e verbas indenizatórias não resolvem o problema da nossa
educação.
Plagiando
o teatrólogo Nelson Rodrigues, esse resultado divulgado pelo Ministério da
Educação, “estava escrito e esperado há mais de dois milhões de anos”.
Gabriel
Novis Neves
25-09-2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.