segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lembrança


Um amigo meu esteve, neste final de ano, visitando seus familiares no interior de São Paulo, em sua cidade natal  - cujo nome não consta em mapa algum, muito menos nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De lá me trouxe uma pequena lembrança. Existe uma sutil diferença entre presente e lembrança.
Segundo um sociólogo, além de demonstração de afeto, o presente tem uma característica de cerimonial e até envolve um certo caráter de obrigação. É puramente cerimonial e simbólico.
Já a lembrança é algo que uma pessoa nos oferta, pensando exclusivamente em nós. A originalidade é uma das características da lembrança.
É fundamental conhecermos essa sutil diferença, para prevenção de aborrecimentos.
Na redundância, nem todo presente é lembrança, assim como uma lembrança não significa sempre presente.
Às vezes, a lembrança está mais para uma ofensa. E demonstra,  desta forma, o caráter duvidoso daquele que escolheu o objeto da lembrança.
Estava em meu consultório, que fica em um hospital muito movimentado, quando sou avisado pela recepcionista de que uma jovem, com um pacote de presente, estava à minha espera na recepção.
Terminei a consulta e pedi que entrasse.
Recebi uma caixa enorme de papelão em forma de coração, toda enfeitada com suave papel em cores delicadas e desenhos de pequeninas rosas.
Fitas com muita arte cruzavam a caixa que era arrematada por um coração, feito de delicado material vermelho, onde estava escrito: “Te amo”.
Pedi ajuda à minha enfermeira, pois não estou acostumado a receber presentes assim, especialmente com esse volume, e tão bem elaborados.
Aberta a caixa, abundante papel finíssimo importado escondia a lembrança.
Enfim, surge um pinico com sinais de uso.
Era o retrato da personalidade do meu amigo.
Essa lembrança, com certeza, é um apelo para que eu nunca me esqueça de que é naquela porcelana que ele vive sentado os momentos mais felizes da sua vida.

Gabriel Novis Neves
03-02-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.