segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PENSÃO


Depois que o Marimbondo do Maranhão começou a mexer na unificação do idioma português, a nossa língua – outrora tão linda, poética e musical - desapareceu.
No entanto, o imortal Marimbondo acha que prestou um incomensurável serviço à literatura dos países de língua portuguesa. Na África ganhou um apelido carinhoso - linguinha única.
A gramática mudou. Tudo bem. Mas, observo que certas palavras também mudaram de sentido. Ganharam um peso diferente – quase obsceno. Aquele vocabulário da minha infância e juventude não existe mais, embora persistam as mesmas palavras. Cito aqui duas delas a título de ilustração: pensão e merenda.
Recentemente fomos bombardeados pela mídia com escândalos cujo significado os meus netos entendem, mas eu tenho que consultá-los para compreender melhor as notícias.
No meu tempo, pensão era um local simples, barato, com pouco conforto, apropriado para gente pobre que estudava e trabalhava. Já morei em pensão. Alugava vaga no quarto. Quanto mais gente melhor, para controlar os poucos trocados que tinha para passar o mês.
Morar em pensão, no Rio ou qualquer outro grande centro, era sinal da presença de estudante do interior atrás de uma formação profissional. Meus netos riem quando conto essas coisas. Não sei se de mim, ou para mim.
Os pobres do Brasil, após anos contribuindo para a Previdência Social, são aposentados e recebem por mês um salário. Aquele mesmo, tão bem interpretado por Chico Anysio durante anos num programa de humor.
Meus netos disseram-me que um político, após assinar um ato governamental qualquer, no impedimento do governador, receberá uma polpuda pensão - sem descontar a Previdência - pelo resto da sua vida, estendendo esse benefício para o seu cônjuge.
A pensão do meu tempo era um excelente centro de vivência, ética e aprendizado.
A pensão que a mídia vem falando significa maracutaia, abuso do poder em benefício próprio. Todos os beneficiários desse tipo de pensão - e não aposentadoria - são devotos de São Francisco de Assis. Diariamente oram a oração consagrada ao santo - “É dando que se recebe”.
Esse é o moderno significado de pensão. Tudo amparado por leis menores!
Outra palavra da moda é merenda, que também teve mudada a sua compreensão. No meu tempo, era o lanche que minha mãe preparava e eu levava para comer no intervalo das aulas.
Hoje merenda é uma supergratificação paga aos senhores legisladores. É a merenda mensal, que não aparece nos rendimentos recebidos pelos nossos representantes, para que não haja complicações.
Tanto aquelas fantásticas e anticonstitucionais pensões, como as sinistras merendas, são produtos do trabalho do Marimbondo, no seu mais amplo sentido.
Na verdade, pensão e merenda, para essa gente, deveriam ser excluídas do novo dicionário da língua portuguesa, e incluídas no Código de Direito Penal.

Gabriel Novis Neves
26-01-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.