quinta-feira, 8 de maio de 2014

CIGARRO ELETRÔNICO

Com certeza a indústria das drogas é uma das maiores e mais lucrativas do planeta, além de ser uma força poderosa.
Assim que o tabaco foi apontado como um dos maiores vilões da humanidade, o índice do seu consumo caiu significativamente.
Propagandas maciças bem elaboradas, mostrando os inúmeros danos físicos crescentes provocados em seus usuários, foram fundamentais nesse processo.
No Brasil estima-se em 30% essa queda.
Mas, atentos a esse mercado tão lucrativo, apesar de maléfico, logo começaram a aparecer no mundo os chamados cigarros eletrônicos - e-cigs.
Logo tidos como menos agressivos pelo mundo afora, imediatamente se transformaram em moda aqui também, como era de se esperar.
Não é, entretanto, o que a ciência vem comprovando. Estudos recentes mostram que se trata de uma estratégia industrial, já que os e-cigs têm se mostrado tão  tóxicos quanto os tradicionais, e até com possibilidade  de piora do quadro de alguns fumantes. 
De tal forma que  a OMS (Organização Mundial de Saúde) está cogitando tomar medidas para aumentar os impostos e para restringir a propaganda dos e-cigs.
Basicamente, um dispositivo lembrando o modelo tradicional, esquenta um líquido que pode não conter nicotina, produzindo assim o vapor, tão ansiosamente tragado  pelos viciados na droga.
Segundo estudos americanos  da publicação médica “Jama Pediatrics”, o uso do aparelho pode até atrapalhar  os dependentes da nicotina.
Novecentos e quarenta e nove fumantes dos cigarros eletrônicos foram observados durante um ano.  Desses, apenas 10.2% conseguiram deixar o vício. O índice entre os que não usaram o dispositivo foi bem maior, chegando a 13.8%.
Nessa luta contra  a droga ficou provada que são fundamentais inúmeros outros fatores, tais como, biológicos, sociais e, principalmente, psicológicos.
No Brasil, a comercialização dos e-cigs está proibida, o que não impede que usuários tentem buscá-lo no exterior.
Com os bilhões de dólares que permeiam o circuito das drogas, é difícil de acreditar no fracasso das inovações nesse mundo.
A humanidade, sedenta de muletas emocionais, absorve  facilmente tudo que a livre do tédio e do desencanto que a domina.

Gabriel Novis Neves
02-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.