segunda-feira, 26 de maio de 2014

LUTA PELO PODER

Embora as eleições estejam marcadas para depois da Copa do Mundo, a luta pelo poder já ocupa mais espaços na mídia que o evento da FIFA.
Os jogadores já foram selecionados para os jogos, aguardando os treinos oficiais na Granja dos Sonhos e o dia para entrar em campo. Futebol é organizado e tem prazos e datas que devem ser respeitados
Na luta pela conquista do poder político nada ainda foi resolvido. Os interesses pessoais são tantos que a decisão ficará para os últimos minutos.
Aqui, os sojicultores não chegaram a um consenso na escolha dos seus representantes, tanto na chapa da situação como da oposição. Só aceitam cargos que têm direito à janelinha.
Nada de pedir voto, fazer caminhadas, visitar municípios sem pista de asfalto para jatinhos e tapinhas nas costas. A política para essa gente se faz com pasta e contratos. Entenderam?
A próxima campanha eleitoral promete ser uma das mais caras da nossa história. Só com muita “conversa” alguém irá perder o seu domingo, dia de pescaria e churrasco, para participar de uma farsa.
Só mesmo prósperos e abnegados fazendeiros para enfrentar o desafio das urnas em momento de convulsão social.
Não se ouve falar em plano de governo, mas, com certeza, firmas especializadas farão belos, ricos e poucos exemplares para decorar a mesa de debates na televisão.
Muitos candidatos majoritários que ganharam eleições me confessaram que nunca leram o plano de seu governo, adquirido pelo indispensável marqueteiro.
Nosso problema não é com pessoas, é com um sistema político arcaico feito para privilegiar poucos.
Isso, aliado ao descrédito da classe política, está nos levando por caminhos perigosos. As manifestações de rua, greves de agentes públicos e trabalhadores são um sério sinal de uma doença social.
Prefeitos de todo o Brasil realizaram uma marcha em Brasília implorando socorro aos nossos legisladores e, principalmente, ao chefe do poder executivo, por uma mudança na injusta e cruel distribuição de receitas aos municípios, responsáveis pelo sucesso das políticas governamentais.
Esse sistema vigente tem de ser mudado para o desenvolvimento desta nação.
Alguém acredita que essa norma constitucional será mudada? Ficará tudo como está após as eleições.
Nos debates os candidatos prometerão que todos os nossos problemas serão resolvidos. Após a apuração dos votos passa a valer o loteamento do poder por critérios onde méritos para seus ocupantes não são considerados.
Não há como o brasileiro se empolgar com projetos eleitoreiros.
O Brasil precisa de humildade dos seus governantes e olhos nas nações que nos ultrapassaram, mesmo sem o potencial econômico que possuímos.

Gabriel Novis Neves
14-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.