segunda-feira, 19 de maio de 2014

Indecisão

Esse é um dos males que aflige grande parte da humanidade.
Por estar ligado intrinsecamente ao campo das emoções, o processo decisório   é extremamente difícil de ser  elaborado.
Admite-se que relacionamentos familiares tumultuados, principalmente maternos, nos primeiros dois anos de vida sejam os maiores responsáveis pelas dificuldades na vida adulta.
Entretanto, estudos neurocientíficos começam a mostrar que já faz parte ou não do nosso DNA essa dificuldade na tomada de decisões.
A simples dificuldade de escolha  nas coisas mais simples da vida, pode significar alterações emocionais graves, levando até a depressão.
Forma-se assim, um ciclo vicioso em que a depressão passa a agravar o processo decisório.
No fundo, está tudo relacionado a um grande medo de errar, com se na vida, não pudéssemos  voltar atrás e reconstruir a escolha de opções mal direcionadas.
O fato é que pessoas bem mais resolvidas, fazem suas escolhas mais facilmente enquanto outras encontram dificuldade  em coisas triviais tais como  a simples escolha de um prato no cardápio de um restaurante.
Tarefas diminutas, são acompanhadas da sensação de um fracasso eminente. É como se parte do ser tivesse permanecido criança, temeroso  nas suas  preferências.
Comum encontrarmos em pessoas que, pelos mais diferentes motivos, passam a exercer cargos de mando, essa incapacidade decisória. Elas geralmente passam a vida  insatisfeitas com a profissão que exercem, aumentando em muito o seu estresse diário.
Não por acaso é tão grande o número de angustiados com o trabalho que executam.
Sempre que a demanda da vida é muito maior  que  a capacidade  que o nosso sistema nervoso tem de processá-la, nos tornamos mais inseguros e mais indecisos.
Somente um questionamento diário, íntimo e humilde, poderá nos levar a pedir ajuda à outros, sempre  que nos sentirmos incapazes para resolver processos decisórios que julgamos importantes para as nossas vidas e para a coletividade.
Essa falta de humildade é desastrosa no mundo político onde decisões onipotentes incorretas, conseguem algumas vezes, destruir toda uma nação.
A história está aí para comprovar isso.

Gabriel Novis Neves
09-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.