quarta-feira, 21 de maio de 2014

FÁBRICA DE PENSAMENTOS

Viajando pelo mundo das bibliotecas, vi como são vastos os fabricantes de pensamentos. A história da humanidade toda foi construída por essas personalidades férteis na produção desse bem de consumo que não deteriora.
A fábrica de pensamento também é encontrada na população que não teve acesso à escola e livros.
São ricos em ensinamentos para a vida, todos cheios de sabedoria.
Admiro muito esse produto abstrato produzido por emoções e reações químicas, na fábrica que é o cérebro humano.
Nele encontramos aquilo que mais procuramos hoje e sempre,  a verdade.
Essa fábrica exótica, ao contrário das tradicionais construídas com ferro, cimento, areia, tijolos e tudo da moderna tecnologia, visando à produtividade para fins comerciais, têm como matéria prima a visão de poetas, músicos, artistas, filósofos e gente simples, todos interessados em melhor entender o mundo que nos cerca e que nos fascina.
Ultimamente tenho me encantado com a abundância e diversidade da sua produção, de qualidade apreciável.
Seus fabricantes não necessariamente precisam ser idosos, que aprenderam com a vida já vivida.
Temos uma geração de “crianças” que antes de enfrentarem a “universidade da vida”, já são professores com rica produção de pensamentos.
Esse seleto e privilegiado grupo deve pertencer a um desses mistérios sem explicação lógica.
Ainda assim, me surpreendo com colocações críticas sobre a humanidade, feitas por jovens que ainda estão nos primeiros anos da escola e, muitas vezes não tiveram a oportunidade de ler nem um clássico da nossa literatura.
O cérebro humano não é apenas uma caixinha feita de ossos e recheada de massa encefálica. As suas imensuráveis e até hoje desconhecidas funções, nos fazem acreditar que sem estímulos não há criatividade e - as fábricas de pensamentos não funcionam.
Novas metodologias educacionais necessitam ser empregadas para que através dessas mensagens de sabedoria, possamos construir um mundo melhor.
Não podemos suportar o que vemos hoje em todo Brasil em termos de desordens e desrespeito. A situação é caótica especialmente nos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.
A fábrica de pensamentos existe para que seus ensinamentos sejam aplicados em beneficio da sociedade e não resultando em livros de desertas bibliotecas.
O Brasil deseja mudanças. De pessoas e de sistemas.

Gabriel Novis Neves

10-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.