segunda-feira, 19 de maio de 2014

Acupuntura

É uma especialidade médica, amplamente difundida em todo o mundo. Nasceu há cinco mil anos na China onde hoje, disputa espaços com a medicina tecnológica.
É uma modalidade de medicina tradicional.
No ocidente surgiu como alternativa humanística de tratamento, tendo boa aceitação.
Sempre fui um curioso em conhecer outras medicinas, sem preconceitos. Há dois anos a acupuntura faz parte do meu tratamento, uma vez por semana.
Certeza absoluta da sua eficácia tive há poucos dias, quando percebi claramente seus efeitos terapêuticos.
O meu órgão de choque, demonstrava sinais clínicos de exaustão traduzidos em sintomas.
Manifestei a minha médica acupunturista o meu desconforto. Após trinta e quatro minutos do início da terapia, percebi o momento em que as minhas conexões nervosas tinham cedido à milenar ciência oriental.
O desaparecimento das amarras se percebe nitidamente com o desaparecimento dos sintomas.
Percebem-se os efeitos benéficos do tratamento, que melhoram até o final da sessão de cerca de sessenta minutos.
Faço este registro por não entender como um pais com tantas dificuldades no atendimento à saúde pública se dá ao luxo de ignorar essas alternativas científicas, para minorar o sofrimento humano de setenta por cento da nossa população.
Continuamos insistindo na formação de especialistas, criação de inúmeras escolas de medicina e alugando médicos cubanos, para atuarem no Programa Saúde da Família (PSF), pedindo exames complementares de alta complexidade para resolver casos banais.
Enquanto isso, o quadro de penúria da nossa saúde pública continuará.
Nossas escolas médicas na sua maioria estão formando profissionais em doenças. Esse perfil não serve às nossas necessidades.
É urgente que se estimule não com discursos, mas, com financiamentos públicos uma reformulação dos currículos das nossas escolas médicas, motivando e capacitando professores para essa missão.
Isto tem que ser acoplado a uma política pública de fixação desses novos profissionais no interior, através da criação da carreira de médico da área básica.
Tão simples a solução que só depende da vontade política dos nossos governantes e, tão difícil de concretizar!
Por quê?

Gabriel Novis Neves
01-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.