quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tragédia nacional

O senador Cristovam Buarque, homem público e educador por ofício, certa ocasião candidatou-se à Presidência da República por um partido democrata e socialista, cuja principal bandeira era a educação.
Pois bem, em uma nação sem educação o ex-reitor da Universidade de Brasília obteve 2% dos votos dos brasileiros, cuja maioria dos seus filhos estava fora da escola e, onde somos os campeões mundiais de analfabetos funcionais.
Facilmente foi ultrapassado por homens de dinheiro e, fragorosamente derrotado por um autodidata, que de herança nos deixou o atraso na educação, fator decisivo no desenvolvimento de uma nação.
Recentemente, em entrevista afirmou o senador que “a preferência nas pesquisas pelo voto nulo, pelo voto branco, é uma tragédia nacional! É o descontentamento com as lideranças políticas”.
Caro professor Cristovam, o povo não acredita mais nos candidatos e, políticos de um modo geral.  Clama por mudanças desse modelo político perverso que foi implantado neste país, que governa e privilegia poucos. A conhecida panelinha.
Como não há sinais de alterações nesse injusto modo de governar, como resultado temos a silenciosa revolta dos votos nulos e brancos.
Isso é fácil de constatar por ser uma vocação nacional, viajando de táxi e, conversando com os motoristas.
A antiga esperança desses trabalhadores foi substituída pelo sentimento da traição, de alguém que foi “colocado lá” e os abandonou.
O desencanto com os nossos políticos, com raríssimas exceções para confirmar a regra, é uma unanimidade.
Os trabalhadores sentem-se enganados pelos últimos governos, que diziam representá-los.
“Lá” se uniram com homens de negócios e com a escória da política brasileira, artifícios outrora condenados por esses ocupantes que chegaram empunhando a bandeira da ética e das mudanças.
Cedo a população brasileira percebeu a mutação desse grupo que tinha o mesmo objetivo dos seus antecessores: a permanência no poder pelo poder e suas benesses.
O desânimo da nossa população para as próximas eleições para Presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais é lamentável.
Nem marqueteiro-viagra conseguirá levantar a autoestima e a confiança do nosso povo nas propostas que ouviremos (alguns), durante o período eleitoral.
Para complicar mais este estado de letargia, teremos como aperitivo os absurdos gastos com a Copa e os inevitáveis confrontos da polícia com os manifestantes de rua. Os ensaios já começaram e prometem.
Uma mudança no nosso arcaico-viciado e casuístico sistema político exige bom nível educacional para todos e, consciência de que não se faz omelete sem quebrar ovos.
Somos uma republiqueta corrupta, atrasada, sem educação e luz no final do túnel, mesmo com os holofotes dos jogos da Copa.
Voto nulo e em branco, infelizmente, são armas que serão utilizadas contra a insegurança pública, o medo, os conflitos sociais, e principalmente contra a prática da corrupção institucionalizada, tendo a impunidade como lema.
O ideal seria que pudéssemos confiar nos nossos eleitos, mas isso já não nos parece viável nos dias atuais.
Sonhamos com um Brasil melhor.

Gabriel Novis Neves

11-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.