sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pequenos luxos

Os nossos conceitos de luxo nem sempre correspondem à realidade.
Logo nos vêm à cabeça apartamentos de cobertura em edifícios cinematográficos e carros luxuosos. Mulheres cobertas por casaco de pele de animais raros, limusines de todos os tipos, jatinhos nos esperando no aeroporto e o helicóptero para pequenos percursos.
Longe de achar que essas coisas são desprezíveis, mas, a veneração ao luxo me assusta.
Em uma viagem recente eu me vi no banheiro de um hotel frente a um imenso e lindo espelho. Acoplando a ele uma televisão de plasma informando sobre o que acontecia no Universo. O inesperado da cena me assustou.
No entanto, esse pequeno mimo de luxo não embaçou o brilho da viagem que, já no seu início, se mostrava digna de louvor.
O contato com a beleza da cidade à beira mar me encantou. Extensas praias de areia branca e águas tranquilas e cristalinas. Além de uma arquitetura paisagística impecável e de rara beleza - um bálsamo para os olhos e um acalanto para a alma.
Todo este cenário mágico me fez ficar em paz comigo mesmo. Senti-me acolhido de uma maneira muito especial pela Natureza exuberante do lugar. Fiquei até estupefato e orgulhoso de pertencer a este tumultuado planeta Terra, apesar de saber que seria por alguns preciosos dias.
E foram realmente dias preciosos.  Dias cercado por amigos da melhor qualidade - num clima de alegre descontração - e pela riqueza e luxo da sábia mãe Natureza.
Viajar é abrir novos horizontes. É integrar-se às novas e diferentes culturas. Tudo isso corroborado pela saudade dos entes queridos que, para continuarem tão queridos, é preciso que, eventualmente, os tenhamos longe.
Assim é o ser humano e seus mistérios. Em constantes mudanças de valores. Aconteceu comigo.
Tudo isso para não falar do choque cultural que essas pequenas andanças nos provocam com a chegada à terrinha que, apesar de tão querida, mostra-se tão abandonada quando comparada ao dito mundo desenvolvido.
Luxuosidade e requinte - somente a Natureza consegue ostentar sem nos agredir.

Gabriel Novis Neves
21-04-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.