segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tradução

O representante do Ministério as Saúde foi recebido com festa aqui em Cuiabá.
Veio para a reinauguração da nossa primeira Unidade de Pronto Atendimento em Urgência e Emergência (UPA), localizada no norte da cidade. Atenderá cerca de trinta bairros com, aproximadamente, duzentos mil moradores.
Terá capacidade para receber, por dia, quatrocentos pacientes de média e alta complexidade, aliviando parte da demanda hoje encaminhada ao Pronto Socorro.
Outra UPA, já com recursos aprovados, está na dependência da justiça para o início do processo licitatório, contrato e ordem de serviço.
Existem mais duas aprovadas. Os seus projetos estão sendo atualizados.
O Secretário Municipal de Saúde informa que seis médicos plantonistas e um intensivista generalista para crianças, adultos e idosos, darão conta do serviço, com qualidade.
A sorte é que a UPA Norte contará com o aporte de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Fisicamente, essa moderna estrutura de Saúde Pública, é composta de apenas quinze leitos de enfermaria, farmácia, laboratórios (!), entre outros serviços.
Teoricamente, as UPAs vieram para auxiliar o atendimento de Saúde Pública, especialmente, o Pronto Socorro.
As Policlínicas deixarão de receber os casos mais graves de Urgência e Emergência. A do CPA foi desativada. Fechou suas portas à noite.
O objetivo da UPA seria aumentar o acesso de pacientes, e não, substituir outro programa.
Um dos critérios adotados pelos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde para se criar este tipo de Unidade, é o compromisso do município de atingir, pelo menos, 50% de cobertura do Programa Saúde da Família na abrangência de cada UPA.
A recém-inaugurada está localizada em área de 39%. O correto seria implantar novos PSFs.
Gostaria de saber que tipo de urgência e emergência essa UPA, sem um pequeno centro cirúrgico e UTI de crianças e adultos, irá funcionar. Não entendo terminalidade no atendimento com essa estrutura nanica.
Pelo jeito, estamos implantando mais um projeto de rebocoterapia.
Cuiabá tem uma população de, aproximadamente, seiscentos mil habitantes.
O Pronto Socorro conta com a retaguarda de um hospital com centro cirúrgico e várias salas, UTIs e enfermarias para duzentos e cinquenta leitos.
Não consigo imaginar que tipo de desafogo essa UPA beneficiará o nosso arcaico PS.
Enfim, espero e torço para que tudo dê certo.

Gabriel Novis Neves
14-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.