segunda-feira, 22 de julho de 2013

Engraçado

Em resposta ao nunca, jamais visto movimento de protestos nas ruas deste país, o governo federal anunciou uma das medidas de estímulo para a nossa Saúde Pública – a criação de mais vagas para residência médica.
Coisinha mal feita essa medida!
Para a criação de novas vagas, há primeiro que se ampliar e melhorar a qualidade da nossa sucateada rede pública de saúde com aumento dos leitos hospitalares.
É necessário também contratar novos professores e trabalhadores de saúde, que darão suporte a esse aumento de ofertas.
Só assim formaremos profissionais qualificados para atender a nossa população trabalhadora, maioria nesta nação.
Teremos, com esses cuidados, condições de atender os cidadãos de primeira classe - que hoje fogem do SUS e procuram hospitais privados - com médicos brasileiros e formados em Escolas de Medicina do Brasil.
Notícia importante para nós seria o anúncio da criação pelo governo federal do Hospital de Clínicas de Cuiabá. Depois de testes, seria entregue à população de Mato Grosso, como se faz com as Arenas da FIFA.
Acontece que os recursos anunciados para esse programão intitulado “Cala Boca”, é de apenas cem milhões de reais para todo o país.
Traduzindo em moeda da Copa - menos de um décimo dos recursos do Tesouro Nacional gastos no Estádio Mané Garrincha, aquele das vaias.
Lembro ainda que faz parte do “Programa Mais Médicos” a criação e ampliação das vagas para a graduação em Medicina.
Sem contar com a importação de mais de seis mil médicos cubanos, inicialmente.
O correto é tão mais simples!
Primeiramente: decisão política para criar a carreira de médico de Atenção Primária de Saúde. O projeto existe, e está encalhado no Congresso Nacional há mais de dez anos.
A segunda providência, não demagógica, seria a ampliação dos Programas Saúde da Família (PSFs), Unidades de Pronto Atendimento em Urgência e Emergência (UPAS) e Policlínicas, com investimento forte nos recursos humanos.
Com tristeza vejo como mais um engodo essas notícias eleitoreiras e irresponsáveis, que tentam ludibriar o bom e ordeiro povo brasileiro.
A população que ocupa as ruas pedindo saúde de qualidade para todos, continuarão sem ter acesso aos serviços médicos frequentados pelos formatadores dessa espúria solução para um grave problema social.
Engraçado!
O governo necessita de mais incentivos da rua.
Acorda Brasil!

Gabriel Novis Neves
24-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.