domingo, 8 de abril de 2012

MUDANÇA DE SIGNO


Carlos Drummond de Andrade acreditava no signo da paixão e afirmava que Vinícius de Morais foi “o único poeta brasileiro que ousou viver sob esse signo”.
Vinícius casou-se nove vezes. Dizia que “as paixões duravam o tempo de a chama se apagar”.
Sou do signo de câncer. De uns tempos para cá me sinto desconfortável com o nome dado a esse meu signo do zodíaco – pois ele vem perseguindo muito a minha família, inclusive passou de raspão pelo meu nariz.
Gostaria de mudar de signo. E, se isso fosse possível, viver sob o signo dos utópicos. Sonhar é uma forma de paixão.
Tenho muitas paixões na vida. Mas, sem dúvida, a maior delas é pela minha cidade Cuiabá. Sua chama jamais irá se apagar.
Vinícius foi levado a mudar-se do Rio de Janeiro para a Bahia por causa do seu signo - a paixão.
Foi um período fértil da sua emoção. Período em que criou tantas poesias de amor e também as mais puras louvações das belezas da cidade - que ele não conheceu, mesmo vivendo lá.
O poetinha, como era chamado pelos cariocas, e que ele detestava, nunca foi a um terreiro de candomblé, muito menos via o dia em Salvador, a não ser às seis horas da tarde, quando acordava ou ia dormir com o sol reinando.
Não desejo mudar-me de Cuiabá - terra “agarrativa e linda” - onde sempre espero o nascer do dia para presenciar o espetaculoso fenômeno do aparecimento solar.
É a ovulação do novo dia!
Essa maravilha diária tem vida curta, e o seu recolher me faz lembrar um ovário em falência hormonal.
Tudo continua no outro dia, que nunca é igual ao anterior.
Se a Bahia é da preguiça, Cuiabá é da lesma. Dois animais para os quais o tempo não faz o menor sentido.
Não terei dificuldades para me adaptar ao signo dos utópicos, sonhar com o ócio e viver minha paixão.
Preciso deixar o signo do câncer e aproveitar mais o meu tempo para lamber tanta lindeza que a natureza nos oferece.
Entre o chapadão dos Guimarães e o morro de Santo Antonio, o amanhecer e o anoitecer, tanta inspiração para poemas e sonhos, sem deixar Cuiabá.

Gabriel Novis Neves
20-03-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.