sexta-feira, 25 de maio de 2012

Usuários de drogas e tratamento


Como tratar em Cuiabá, pacientes dependentes químicos? A Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) recomenda que o tratamento desses pacientes deva ser individualizado, segundo a droga consumida.
"Jamais tratá-los igualmente, pois os seus efeitos são diversos.
O caso da maconha merece atenção especial. É a substância ilícita mais consumida, e a de menores efeitos perniciosos.
No outro extremo temos o crack, motivo de mais preocupação.
Nas ruas e nas comunidades, crianças e adolescentes são consumidas pelo vício, formando grupos de pequenas figuras humanas que vivem em condições deploráveis."
Este é o grande problema que a ciência, a sociedade e o poder público têm que enfrentar enquanto há tempo - alertam os especialistas.
"Drogas como o cigarro, o álcool e as psicotrópicas, já fazem parte do dia a dia da nossa população".
"Entregar essa tarefa à polícia, para que dela se ocupe em nosso lugar, já não é admissível. Uma política de drogas mais inovadora e eficaz facilitará o combate ao crime organizado".
A sociedade tem que fazer uma séria discussão sobre esse tema que não pode mais esperar.
É uma discussão que não dá votos, tira robustos apoios financeiros para campanhas políticas, mas é a única saída que ainda temos para salvar as nossas crianças.
Acabar com o crime organizado. Recuperar a segurança pública perdida. O caminho é esse. E foi mostrado pela Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia que, após dezoito meses de trabalho com especialistas em Saúde, Direito, Economia, Jornalismo, Segurança Pública, Ciência, Religiões, Artes, Esportes e Movimentos Sociais, elaborou o relatório que serviu de motivação e orientação para essa série de artigos sobre as drogas.
A pergunta que todos gostariam de fazer: Mato Grosso ficará ausente dessa guerra, ou entregará essa missão a alguma Organização Social?
A Universidade Federal preparou os combatentes, mas o general que comandará essa grande empreitada social é o Governador do Estado.
O programa é considerado prioritário pelo Governo Federal.
Aguardaremos ações concretas dos governos.

Gabriel Novis Neves
15-05-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.