quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reencontro


Quando menos esperava fui surpreendido por um acontecimento mágico. Após mais de meio século, reencontro alguns colegas de turma da Faculdade de Medicina da Praia Vermelha.
Ao terminar o meu curso, em 1960, fiquei quase cinco anos no Rio preparando-me para retornar ao interior.
A minha efetivação, por concurso, como médico do Estado da Guanabara em 1961 foi, a princípio, um fator determinante para que eu pudesse ser médico, e não, especialista prematuro. 
Espichei então a minha permanência no Rio.
Trabalhava também em uma maternidade em Jacarepaguá e era residente do hospital Pro Matre. Na verdade eu era chefe do plantão da maternidade fundada por Fernando Magalhães e dona Stella Guerra Duval.
A turma era enorme e eu sabia que meus colegas, alguns mais próximos que outros, tomariam rumos diversos. A grande maioria retornaria à sua cidade natal.
Existiam grupos com mais vínculos de amizade: o grupo do CPOR, onde vivíamos como irmãos de verdade; o grupo das várias equipes de plantão; o grupo dos interioranos, com pouco dinheiro - habitantes das inúmeras pensões, cuja capital era o Largo do Machado.
Havia também a turma dos comensais do restaurante do SAPS da Universidade e, nos domingos e feriados, do Calabouço.
A nossa turma era basicamente formada de meninos. As meninas eram de número reduzido, mas o suficiente para despertar paixões impossíveis.
Como o mais tranquilo e sensato do grupo da pensão, após reunião prolongada, resolvemos aceitar a realidade: a colega cobiçada pela classe não era menina para o nosso bico. Também pudera! Andávamos sempre pendurado em estribo de bonde, comíamos no SAPS e, não tínhamos um tostão extra para convidá-la a tomar, pelo menos, um sorvete.
A bossa nova estourava no Rio, assim como os grandes espetáculos do Walter Pinto e do Carlos Machado.
Sapeávamos muitos ensaios da boate Casablanca, que ficava próximo à nossa escola, e no início da estação do bondinho para o Morro da Urca.
Daquela enorme turma, quase todos se comportavam como as abóboras na carroça. Diz a lenda que as abóboras estavam todas desarrumadas dentro da carroça. O cocheiro nem olhava para trás, mas, à medida que a viagem prosseguia, os próprios solavancos da carroça fazia com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Assim fomos nós. Apesar dos solavancos da vida, chegamos com relativo conforto ao final da nossa viagem.
Muitos colegas nos abandonaram prematuramente, por desígnios que a vida nos apronta. Muitos, se “perderam” por esse imenso Brasil.
Sou um dos perdidos - morando há 47 anos no antigo Portal da Amazônia.
Os colegas do Rio nunca se esqueceram de nós. Sempre marcam uma reunião para comemorar a convivência de seis anos. Só pude comparecer à festa dos 20 anos de colação de grau.
Não éramos mais os mesmos. Muitos que compareceram trabalhavam com os mesmos valores. Aprendi que “é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo”.
Deixei o ambiente do reencontro com sentimento de tristeza. Aquela foi a única e a última festa em que compareci.
Agora, após outros longos anos de distanciamento, a comunicação com alguns antigos colegas foram restabelecidas. Era o início de uma série de surpresas agradáveis de um reencontro. Os momentos felizes não voltam mais, porém jamais serão esquecidos.
Através da Internet consegui resgatar a companhia – ainda que virtual – de colegas da faculdade.
Em pouco mais de uma semana desse reencontro, que não foi planejado nem programado, tenho certeza que a distância não mata emoções e que ela – a distância - não é inimiga do verdadeiro sentimento da amizade.
Melhor que o Jacó que serviu Labão, pai de Rachel na poesia de Camões.  Acho que esperaria mais outro meio século para viver a felicidade que sinto neste momento.

Gabriel Novis Neves
 09-04-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.