sábado, 11 de fevereiro de 2012

MENINO DO MATO


Um dia escrevi que gostaria de voltar a ser criança. Papai Noel neste Natal atendeu ao meu pedido. Ganhei de presente “Menino do Mato”, do poeta Manoel de Barros.
A infância está sempre presente nas obras anteriores deste poeta cuiabano. “Menino do Mato” resgata, mais uma vez, a figura do Menino. Um mergulho nas lembranças da sua meninice. “Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos...”
Nas palavras do grande poeta, “nada havia de mais prestante em nós senão a infância”. Talvez seja a razão de nunca ter concretizado a sua intenção de escrever três livros: um sobre a infância, outro sobre a mocidade e mais um sobre a velhice.
“Eu só tive infância” – disse uma vez o poeta. Menino do Mato nos faz reviver a infância do poeta: pobre, mas feliz. Ingênua e sábia. Em contato constante com a Natureza – a grande mestra.
A leitura do Menino do Mato me fez voltar a ser criança. Minha infância talvez não tenha sido tão rica em liberdade, encantamentos e descobrimentos. Entretanto, acho que todas as imagens que o autor liricamente nos retrata da sua infância, estão no inconsciente e na vontade de todas as crianças.
A criança tem o poder de captar todas as percepções da natureza, que são os fundamentos das nossas verdades. Por isso, para mim uma das mais belas descrições da infância é a de Manoel de Barros:
“Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um pássaro e sua árvore... então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas... essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela.”
“Eu queria usar palavras de ave para escrever”. Assim começa o livro Menino do Mato. Queria também ter a capacidade de usar palavras de ave para finalizar este texto à moda do Poeta do Pantanal.
Mas, não me atrevo a tanto. Basta saber que o mundo desse Menino, e de todas as crianças, é o mundo da fantasia e da imaginação, onde tudo é belo, permitido e possível.

Gabriel Novis Neves
06-01-2012 

Um comentário:

  1. Olá!
    É um grande prazer conhecer seu blog e poder ler o que escreves.
    Acredito que quando escrevemos com prazer conquistamos amigos e fiéis amantes das palavras. Sabemos o quanto é difícil levar a nossa voz, as nossas angustias os nossos sonhos às pessoas. Mas o mais importante é saber que você e eu gostamos daquilo que fazemos.E acreditamos que o mundo pode se tornar bem melhor através de nossos escritos.
    Grande abraço
    Se cuida

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.