sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ELA VEIO

A notícia de que o Brasil, e especialmente o estado de Mato Grosso, está literalmente pegando fogo, correu mundo. Aí ela veio. Veio verificar “in loco” o estrago ambiental das queimadas. Uma lástima! Essa tragédia foi anunciada pela senadora acreana quando Ministra do Meio-Ambiente. Mas ninguém deu bola para o que ela falava. Foi demitida pelo Governo Federal. Pelas bandas daqui, também desgostou profundamente o Palácio Paiaguás, que levantou suspeita sobre a credibilidade do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Ela aproveitou a viagem de condolências ao nosso Estado e tentou esclarecer ao povo aquele prêmio que os meninos do Pânico ofereceram ao nosso ex-capitão-mor. Infrutíferas as desculpas. O prêmio fica valendo.

A visita dela foi rápida. Eu compreendo. Ela não gosta de falar muito sobre o que não sabe. Até tenta, mas se torna tão inteligível que parece que nós é que somos alienados. E o tratamento por ela recebido pelos anfitriões? Gente! Amigos de infância com certeza, tal a intimidade demonstrada.

Primeira etapa da visita: Rondonópolis – com direito a usar um grande chapéu ao estilo botineiros. Carreata debaixo de um sol escaldante. Fumaça. Baixa umidade do ar. A pobre senhora passou mal - lógico. Desfile interrompido em carro aberto. Passou para um carro com ar refrigerado. Tá certo.

O próximo destino era desembarcar no aeroporto de Várzea-Grande, por falta de um moderno e amplo em Cuiabá (ainda capital do estado). Mal desembarcou já começou a pagar mico. Quase retorna à Ilha da Fantasia. Foi recebida por outro candidato a governador que a apóia. O rigoroso cerimonial não permitiu imagens com áudio. Bem feito! Não levaram nenhum companheiro daqueles tempos!

Liberada da alfândega das hipocrisias sobe em um mini-trio elétrico para o desfile. Naquela hora a fumaça produzida pelas queimadas limitava a visão a menos de duzentos metros. Não contando o calor de quase cinqüenta graus. Ao seu lado os matadores das florestas, responsáveis pelo incêndio no estado. O constrangimento no desfile era evidente, aumentando a revolta explícita da visitante. Soube-se depois que ela comentou no carro com assessores diretos: “não é assim que se recebe alguém.”

Depois de penar com o calor implacável e de quase sufocar com a fumaça, chegou a hora do seu pronunciamento. Com a pressa que o momento exigia, prometeu que se eleita o seu primeiro ato seria encaminhar ao Congresso Nacional uma mensagem criando a CPI do Incêndio. Jurou que todos os responsáveis seriam punidos dentro da lei. Foi uma ducha de água fria na comitiva que a acompanhava.

Encerrada a histórica visita, entrou no seu jatinho, e rapidinho colocou a máscara do oxigênio. Os que por aqui ficaram irão continuar exibindo a cara de sempre: mascarada. E no baile de fantasias continuaremos a escutar o velho refrão: “prometo fazer tudo pela saúde, educação, segurança, etc..., etc..., etc...”.

Gabriel Novis Neves (7.5 + 51)

25-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.