domingo, 15 de agosto de 2010

ESPÍRITO DE CAYMMI

Acordo cedo como sempre e vou ao guaranazinho. Depois para a caminhada inspiradora, a paradinha técnica na padaria para bater um ligeiro papo com os amigos, e para comprar pão.

Chego em casa, tomo minha chuveirada, meu café da manhã reforçado, e de repente, sou dominado pelo espírito de Caymmi. Quero mais é ficar na rede sem pensar em nada, para economizar pensamento, e me espreguiçar. Quero simplesmente viver o nada.

Companhia? Só se for a minha - assim mesmo silenciosa. Balançar na rede ouvindo o ranger das cordas desgastadas, e a música suave das folhas sopradas pelo vento. Não tenho o mar para ver as suas ondas, mas não as troco pela beleza do paredão da Chapada dos Guimarães e o bucólico Morro de Santo Antônio, alcançáveis a olho nu. Vem à vontade irresistível de conversar por pensamento com a natureza.

Cartola não falava com as rosas quando foi surpreendido pela Dona Zica? Quando a sua companheira estranhou o seu comportamento, lembram-se da resposta do poeta? “As rosas não falam, simplesmente exalam o perfume que roubam de ti.”

Neste Domingo quero paz.

Primeiro comigo mesmo, que encontro através da contemplação das obras de Deus, e que mesmo com este currículo, teve o seu filho assassinado. Depois quero paz com os outros. E para isto é preciso tentar seguir um dos mandamentos de Deus. Perdoar a todos os que eu ofendi e têm me ofendido, e aproveitar para perdoar também aqueles que têm ofendido os mais humildes dos humildes. Reconhecer os meus erros e penitenciar-me pessoalmente por eles, jamais os terceirizando. Creio que assim poderei amar ao próximo.

Inspirando-me na lendária preguiça de Caymmi, estou aqui confortavelmente espichado na minha rede, refletindo sobre a vida. Ela não é assim tão complicada! Mas é que somos tão teimosos! Se nós fizéssemos o que o nosso coração dita!

Aí me lembro do bom baiano: “A gente faz o que o coração dita. Mas esse mundo é feito de maldade e ilusão.”


Gabriel Novis Neves

04/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.