terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prevenção da Desgraça

Pronto-atendimento médico é um pronto socorro que atende certas especialidades.

Trabalho em um hospital focado no atendimento materno-infantil. Mantemos um pronto-atendimento, apenas nessas especialidades.

O pronto-socorro atende a todos os tipos de urgências e emergências. Em Cuiabá possuímos só um, que é do município.

Como temos pouquíssimos hospitais, com um decrescente número de leitos, pois a maioria faliu, alguns que insistem em não fechar as suas portas possuem o seu pronto-atendimento.

O número de atendimentos nesses minis pronto-socorros é alta. No pronto-atendimento do Hospital Materno Infantil a previsão é de chegarmos a dez mil atendimentos este mês.

Geograficamente estamos bem localizados. Possuímos um excelente corpo clínico. Somos referência no Estado.

Acontece que temos como vizinhos dois colégios importantes da cidade. Oferecem aos seus alunos educação infantil, ensino fundamental e médio. No período escolar, principalmente no início e final das aulas, o tráfego fica quase paralisado impedindo o acesso de ambulância ou veículo com pacientes em urgência e emergência ao pronto-atendimento.

Há cinco anos alerto as autoridades para a gravidade deste bloqueio. O então secretário municipal de Transporte, atendendo a nossa solicitação, esteve no local com a sua equipe técnica. Viu o absurdo cenário. Tomou algumas providências como aumentar o diâmetro da rotatória em frente ao hospital. Alterou a direção do fluxo dos veículos.

Na prática a situação continua de alto risco para os pacientes que necessitam chegar ao pronto-atendimento, pois as suas vidas correm risco. A imprensa já noticiou o fato, que é sério.

O problema caiu no esquecimento das nossas autoridades. Menos no nosso. Estou ressuscitando um crônico problema para evitar uma tragédia.

Imagine alguém com uma criança em convulsão ou uma gestante com hemorragia impedida de chegar ao pronto-atendimento do hospital. Sei perfeitamente o que iria acontecer.

Existem tantos lugares sem importância social alguma, com guardas de trânsito e a porta de um pronto-atendimento hospitalar bloqueada por insensibilidade ou desumanidade.

Cuiabá está se tornando uma cidade dos absurdos. A limpeza da entrada do nosso pronto atendimento é um problema que precisa de solução urgente.

Por favor, chamem os engenheiros da nossa UFMT!

E tem demagogo dizendo por aí que a chegada a arena azul para a Copa 2014 está resolvida!

Em seis anos não conseguiram, resolver o tráfego em frente a um hospital...

Juízo, deuses do poder!

Gabriel Novis Neves

21.08.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.