terça-feira, 8 de abril de 2014

Vem aí

O Ministério da Educação anunciou para este ano a abertura de novas vagas para o curso de medicina em todo o Brasil.
Só as universidades federais oferecerão mais de 1.150 vagas. Isso significa um acréscimo de 60%.
Em 2013, precariamente, tínhamos nos cursos de graduação de medicina nas universidades federais pouco mais de 1.800 alunos. Para este ano, sem nenhum investimento que esses cursos requerem, essas vagas chegaram a 2.950.
O que dizer de um governo que assume uma postura tão irresponsável diante de um curso extremamente complexo e de longa duração exigindo grandes somas em recursos financeiros e humanos?
Aqui em Mato Grosso temos funcionando quatro escolas de medicina, todas na grande Cuiabá, onde é simplesmente sofrível o ensino fundamental e médio, especialmente na rede pública.
Falta espaço físico e professores. Salas de aula inadequadas. Além da carência de bibliotecas, laboratórios e espaços de lazer.
Também é lastimável a situação nos serviços de atenção básica e terciária de saúde, onde não contamos com um único Hospital de Clínicas.
Mesmo assim esses cursos terão as suas vagas aumentadas.
Mais dois cursos de medicina deverão funcionar em centros universitários da nossa UFMT.
Um, na cidade de Rondonópolis, no sul do Estado, e outra em Sinop, ao norte. Fala-se na abertura de um terceiro, na cidade de Barra do Garças, na divisa com Goiás.
Cerca de 300 novas vagas serão abertas em Centros Universitários Federais e em cidades que não foram preparados para esse trabalho de formação acadêmica.
Segundo cálculos do MEC, o Brasil alugou para os próximos três anos, cerca de doze mil médicos cubanos para suprir nossas necessidades.
Com esse aumento de 1.200 novas vagas, que serão traduzidas em novos médicos, dentro de dez anos teremos um excesso de profissionais, tudo sem contar  com os novos médicos formados pelas escolas privadas, hoje em número bem superior ao das escolas públicas, que estão na casa dos 30%.
Será que seguiremos o exemplo de alugar médicos para os países em desenvolvimento como o nosso?
Eles vêm aí!
O Brasil é mesmo um país estranho.

Gabriel Novis Neves
18-02-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.