sexta-feira, 25 de abril de 2014

AMIZADE

Sentimento totalmente diferente do amor em termos de intensidade e qualidade.
O término de um grande amor é sempre acompanhado de uma grande tristeza. A amizade não sofre nenhuma finitude, mesmo quando acompanhada de longos afastamentos.
O amor é uma reação química abrupta, fruto dos chamados da natureza para a procriação, enquanto a amizade é uma descoberta lenta e irreversível de afinidades que o tempo só faz sedimentar.
Hoje fui agraciado com  o telefonema de um grande amigo, de trinta anos atrás. Seguimos rumos diferentes na vida. Ele foi morar fora do Brasil, e nos perdemos de vista durante longos anos. Mas, o simples reconhecimento de sua voz trouxe um brilho todo especial ao meu dia.
Éramos jovens, belos, bem sucedidos nas nossas profissões, descompromissados com os problemas materiais. Os encontros com todos os outros amigos,  unidos pelos mesmos interesses, eram sempre muito festivos.
Aliás, nunca damos muita importância à voz de alguém, que é absolutamente única - tal como as impressões digitais.
Conversamos com a mesma verdade e com a mesma leveza de  outrora, como se período tão longo de afastamento em nada tivesse interferido na confiança que sempre nutrimos mutuamente.
A nossa conversa transcorreu com o mesmo companheirismo alegre e cúmplice de antigamente. Falamos sobre nossa vida atual. Ele, assim como eu, foi bafejado pela sorte nessa fase atual de nossas vidas. Fomos presenteados com alegrias e realizações profissionais, coisa rara nesta idade.
Percebi também que ele não tinha perdido aquela alegria de vida que tanto nos uniu no passado, e que é o motivo que nos une ainda hoje.
Costumo me referir a essa nossa fase atual como “linha de tiro”, uma vez que, vislumbrando o término do período de validade, estamos sempre sujeitos a chuvas e trovoadas e sempre na mira de um poderoso fuzil. Isso, em vez de se tornar um fator desestimulante, passa a funcionar como um grande desafio.
O desafio de termos de estar constantemente nos abrigando das intempéries e nos desviando do tiroteio eminente.
Voltando às diferenças da amizade e o amor. Por exemplo: não sei se algum dos meus amores do passado teria me feito tão feliz com um simples telefonema.
A diferença é que  a amizade verdadeira não deixa cicatrizes, apenas boas lembranças.
Já o amor, com toda a posse que geralmente o acompanha, faz com que pingos d’água do passado voltem às nossas lembranças como grandes tempestades.
A amizade esquece e perdoa. O amor cobra e aprisiona.
Não por acaso é tão difícil amar, e tão mais fácil fazer amigos!

Gabriel Novis Neves
12-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.