terça-feira, 22 de abril de 2014

TREINAMENTO

A aviação provoca fascínio entre as pessoas, especialmente nas crianças. Desde cedo elas recebem como presentes pequenos aviões, cada dia mais sofisticados pela indústria de brinquedos.
Toda criança pensou um dia em ser aviador.
Sempre achei linda a profissão de piloto. Em poder voar, penetrar nas nuvens e ver a terra sem as suas misérias.
E o medo como  fica? Histórias contadas por aviadores só são superadas pelas dos pescadores, pois estes são imbatíveis no campo da imaginação humana.
Tenho o privilégio de morar em um edifício no mais alto dos andares, onde vejo o campo de futebol da instituição militar que serve de pouso a helicópteros, que são aquelas pequenas e exóticas caixas de material mais pesado que o ar, com hélices na sua cabeça e parte traseira.
Pela falta de um heliponto, local para pouso e saída de helicópteros, sobem e descem na vertical no campo de futebol e se mantém no ar com hélices horizontais.
Não possuem rodas, e sim, pés de barra de ferro.
São barulhentos, e quando atingem certa altura vertical, produzem lindas manobras em direção ao seu destino.
Não tendo asas, e sendo semelhantes a uma caixa voadora, não são chamados de avião.
Tem uma trinca dessas joias hospedadas em frente ao meu escritório. Fazem inúmeras manobras, sempre juntos na saída e na chegada, dia e noite.
Soube que pertencem à Força Nacional de Segurança e que estão em treinamento para prevenção de atos terroristas durante os jogos da Copa.
Temos a segunda maior faixa de fronteira de estados brasileiros com vizinhos estrangeiros.
A nossa, por acaso, é de alto risco para a segurança nacional, pois funciona como um eficiente corredor de exportação de drogas ilícitas que, chegando facilmente no Brasil, é exportada para o mundo.
Essas varreduras preventivas na região servem também para combater o crime organizado que comanda essa imensa região.
Enquanto isso, eu fico me deleitando com a beleza da caravana dos helicópteros voando em fila, lembrando pássaros do nosso pantanal.
Que terminem os quatro jogos do torneio, mas que permaneçam esses pequenos instrumentos da paz.

Gabriel Novis Neves
22-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.