terça-feira, 29 de abril de 2014

Mágoa

O ser humano, por sua fragilidade e imperfeição, experimenta todo tipo de conflito e de comportamento. É normal. Impactamos sentimentos, positivos e negativos.
Dentre aqueles que nos acarretam grandes sofrimentos, sem dúvida, a mágoa é um dos mais presentes na vida de todos.
Magoar-se ou magoar alguém, pode até ser considerado como um aspecto normal no nosso relacionamento com as pessoas. Entretanto, não podemos, e não devemos achar que o seu cultivo seja saudável.
Ao longo da vida defrontamo-nos com inúmeros pequenos desconfortos que vão se acumulando e ficam na nossa memória como objetos não identificados - só acessíveis aos analistas.
O acúmulo, em longo prazo, produz sintomas, alguns bem graves. Produtos farmacêuticos atuam nesses casos apenas como paliativos.
Existem, porém, aquelas mágoas bem nutridas e pontuais. Essas são as piores e de mais difícil esquecimento. Ficam presentes no nosso consciente deixando-nos amargurados, além de interferirem em todos os nossos outros sentimentos.
Muitas vezes o agente causador nem percebe a extensão do estrago ocasionado, mas o escolhido para recebê-la custa a esquecer, ou até mesmo, jamais esquecerá.
O interessante é que as pesquisas indicam que a incidência da mágoa é mais comum entre pessoas amigas.
Muitas acontecem em brincadeiras ou em pequenas discussões sem grandes importâncias.
Futebol e política, por exemplo. São duas áreas muito suscetíveis à possibilidade de nascerem mágoas.
Dois assuntos que hoje estão sendo gerenciados apenas por procuradores de jogadores de futebol ou financiadores de campanhas políticas.
Vejam a facilidade com que os nossos políticos, financiados com recursos do povo, mudam de ideologia. Ficamos por aqui magoados.
Quando a banheira emocional está cheia, basta uma pequena gota de água para o seu esvaziamento trazer à tona todo o lodo acomodado no fundo.
Sabemos que devemos sempre procurar respostas, e, se possível, soluções para as nossas mágoas.
Quem nunca foi magoado ou magoou alguém? Mas, a vida, esta grande mestra, nos ensina que ela não é perfeita, mas que podemos viver em harmonia.
Para vivê-la plenamente é preciso aceitar o que ela nos dá, e estar preparado para não deixar que sentimentos conflituosos se enraízem no nosso psiquismo.
A mágoa é do universo incompreensível dessa criatura tão perfeita e complexa que é o ser humano.

Gabriel Novis Neves
27-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.