quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O encaramujamento


O mundo só se abre para quem se abre para ele.
Talvez uma das coisas mais desastrosas que acontece na velhice seja o encaramujamento que costuma ocorrer com o passar dos anos.
Dados os inúmeros desencantos já vividos, gradativamente nos tornamos mais medrosos e menos abertos à perspectiva do novo.
Esse tipo de conduta exacerba a solidão natural a que somos submetidos pela vida afora, seja porque os filhos e netos cresceram e têm a sua própria vida, seja porque não nos preparamos com antecedência para abrir leques com novas opções.
Tudo isso, se não estivermos atentos, vai trazendo cada vez mais sentimentos negativos e desinteresse progressivo pela vida, o que só piora essa passagem por anos tão diferenciados.
Época em que ler os obituários se torna frequente, difícil encarar o espelho sem tristeza e, pior ainda, que a sedução, mote de toda uma vida, já não existe como arma poderosa.
Imediatamente outros valores terão que ser colocados e, graças a isso, cada pessoa terá a velhice que merece.
Apelar para a compaixão de entes próximos é sempre a pior opção, já que eles, por melhores que sejam, estão absortos nos próprios problemas e de seus descendentes.
Forças enormes têm que estar presentes para que as emoções trazidas pelo novo não sejam descartadas.
E o melhor é que há sempre muita coisa nova dentro de nós e ainda não percebida, na maioria das vezes, por pura inércia.
Novas amizades, novas descobertas pessoais, novos modos de vida e, porque não, novos amores?
O importante não é encontrar, o importante é estar aberto a essa busca!
Não fazer do parecer jovem uma obsessão, e sim, acumular sabedoria para envelhecer jovialmente, deve ser a meta de todos.
Que o Ano Novo nos permita essas reflexões ao invés de atribuir os nossos desencantos ao peso dos quilos que não perdemos, à plástica que não fizemos e aos modismos com os quais não concordamos.
Aí sim, um FELIZ 2013!

Gabriel Novis Neves
16-12-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.