terça-feira, 4 de dezembro de 2012

OLIMPÍADAS ESCOLARES


Cuiabá está sediando um grande evento nacional - as Olimpíadas Escolares.
Muitos alunos de outros Estados e de vários municípios mato-grossenses estão conhecendo a capital de Mato Grosso pela primeira vez.
Confirmaram com as suas presenças a teoria dos antigos gregos que diziam que um corpo sadio abriga uma mente sã.
As escolas da rede básica de ensino nunca priorizaram certas disciplinas do currículo escolar, entre elas a educação física.
Educadores entendem que antes da razão devemos ensinar às nossas crianças valores humanistas formadores do nosso caráter.
As práticas esportivas, nas suas diversas modalidades, são ferramentas que devem antecipar ao estudo da matemática e das línguas.
O maior exemplo é o xadrez, que toda criança deveria aprender antes da sua alfabetização. Respeito, humildade, disciplina, controle emocional e, principalmente, a descoberta de que, para vencer na vida, o valor material não é o fator preponderante.
Em épocas não muito distantes a disciplina de práticas esportivas, embora com uma simbólica carga horária, era quase um castigo aos escolares.
As gerações atuais, influenciadas pelos modernos meios de comunicação, especialmente a televisão, promoveram uma reversão nesse quadro.
Cedo a criança aprende que o esporte, além da proteção da sua saúde física e mental, é também uma profissão que, como qualquer outra tradicional, poderá trazer resultados gratificantes aos seus profissionais.
As escolas do ensino básico são obrigadas a construírem, além de salas de aulas e laboratórios, espaços esportivos com ginásio coberto multiuso, pistas de atletismo, campinho de futebol e parque aquático, além dos salões para pingue-pongue, xadrez, jogos de botão etc.
Essa é a nossa utopia para esquecer o sucateamento das nossas escolas públicas, na sua grande maioria.
Como diz o nosso velho oráculo do Porto, a vida seria bem melhor se não existisse o “porém”.
Esta pequena palavra desperta momentos de reflexões, nem sempre favoráveis.
Entretanto, sempre encontramos um “porém” em nossos caminhos.
O Centro Esportivo do bairro Dom Aquino está com as suas instalações em situação precária e servindo para o comércio ilegal, esconderijo de marginais, dormitório, sanitário, estacionamento de veículos, ponto de consumo de drogas, e abriga até circo de diversões.
Está excluído de um evento tão importante como as olimpíadas estudantis, fato este incompreensível aos portadores até de escassos neurônios.
Em compensação, esportes da modalidade areia estão sendo realizados no Parque de Exposição Agropecuária (ACRIMAT).
Os professores de educação física dessa modalidade sentem-se desprestigiados e desmotivados com o tratamento dado a essa competição.
O pior é que essas olimpíadas deixaram claro o estado físico das estruturas das nossas instalações esportivas escolares.
O Estado perdeu a grande oportunidade de demonstrar que acreditamos no esporte como fator de ascensão social das nossas crianças, e não apenas na construção do novo Verdão, passarelas e trincheiras para a realização de apenas dois ou três jogos da Copa do Mundo.
A educação é prioridade para o nosso Estado.

Gabriel Novis Neves
29-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.