domingo, 5 de agosto de 2012

O ADULTO E A SUA CRIANÇA


Em que época da vida o adulto acerta as contas com a sua criança?
Essa é uma pergunta que costuma ocorrer a todos os adultos especulativos.
Em que momento, aqueles sonhos que você havia programado como meta de vida foram destruídos ou substituídos por outros valores mais próximos à realidade?
É impressionante como isso ocorre em épocas tão diferentes para cada um de nós.
Alguns só têm esse insight depois de um grande sofrimento, muitas vezes auxiliados por uma terapia, enquanto outros passam a vida buscando isso e culpando os circunstantes por não ter conseguido esse momento.
A medida em que  a seriedade dessas programações de adolescente vai se tornando mais leve, maior a possibilidade de um adulto mais feliz despontar. 
Ao contrário, uma criança muito cobrada em termos éticos, morais e religiosos, dificilmente conseguirá minimizar os efeitos disso na sua personalidade  e quanto mais tarde o fizer, maior  a sensação de vida que poderia ter sido e não foi.
Quantas vezes nos pegamos fazendo cobranças pessoais difíceis de cumprir, nos amando de menos e subestimando os nossos mais profundos desejos. Todas práticas  patológicas, dependendo do grau em que ocorram.
Quanto mais cedo for feita essa catarse, maiores as possibilidades de encarar o passar dos anos com a tão necessária leveza que a própria velhice exige.
Assim compreenderemos que criança é criança, com o seu prazo de validade.
Adulto, jamais será uma criança.
'Uma criança não é um vaso para ser preenchido, mas um fogo para ser aceso'. - François Rabelais- Francês (1494-1553)- Escritor.

Gabriel Novis Neves
26-07-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.