segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cuidado com o vice


Os institutos de pesquisas nos informam sobre o elevado número de eleitores que não se lembram em quem votou nas últimas eleições majoritárias para prefeito de Cuiabá.
Imaginem então se alguém se interessa em saber, pelo menos, o nome dos vices - substitutos legais do titular.
Vice não precisa de voto e, muitas vezes, o destino lhe reserva o melhor de uma eleição.
Na história recente do Brasil tivemos uma enxurrada de vices que nos foram empurrados goela abaixo para exercer mandatos sem o necessário respaldo popular: Sarney e Itamar, por exemplo.
Entre nós temos vários vices governadores que assumiram por meses o comando do Estado: Wilmar Perez de Farias, Édson Freitas, Rogério Sales e Silval Barbosa.
Na prefeitura de Cuiabá, o atual Chico Galindo.
Esse dado da pesquisa traduz o alto grau de desinteresse do povo pela política, esquecendo que cabe ao político o poder de decisão sobre nossas prioridades.
A pouca escolaridade da população brasileira, povoada de analfabetos, analfabetos funcionais e descrentes com os nossos homens públicos, aliada ao voto obrigatório, é uma das causas dessa frustração com a vida pública, cada vez mais entregue aos milionários e representantes dos mesmos. 
O nosso Congresso Nacional está na linha do sinal vermelho, entupido de suplentes sem votos.
Esse efeito também é presenciado nas Casas Legislativas Estaduais e Municipais.
O objetivo deste artigo é exatamente chamar a atenção da sociedade para analisar com rigor o currículo dos candidatos aos cargos majoritários, e o de seus vices.
O vice de uma candidatura vitoriosa passa a ter poderes incomensuráveis. No mínimo, ganhará uma ou duas secretarias e colocará, em pontos estratégicos da administração, DAS da sua partilha.
Temo pela eleição de Cuiabá e pela possibilidade de termos um vice despreparado para o exercício da democracia.
Temo pelos místicos e seu fanatismo.

Gabriel Novis Neves
27-07-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.