sábado, 25 de agosto de 2012

Futuro de Cuiabá


Fico assustado quando assisto discussões na chamada elite cuiabana e ouço que, se não for implantado os trilhos do aeroporto de Várzea Grande até o CPA - cerca de vinte quilômetros - para a passagem do polêmico VLT, o futuro da ex-Cidade Verde estará comprometido.
Preciso me internar urgentemente em um centro moderno de pensadores para uma reciclagem e atualização sobre desenvolvimento urbano.
Nessas rodas sinto vergonha de trabalhar e acreditar em valores tão antigos e ultrapassados.
Dediquei a minha mocidade a tocar projetos que visassem exatamente o futuro de Cuiabá. Tudo inútil, segundo eles!
O futuro da nossa cidade está no transporte modal com projeto português, segundo a assessoria do governador, que ganhou de presente de um Fundo de Investimento.
Se não sair esse projeto, voltaremos a ser colônia de nem sei de quem.
Pobre cidade onde nasci! Aqui fui educado e dediquei, com sacrifício pessoal e da minha família, toda uma vida à educação.
Pelas histéricas discussões, o VLT destruirá todo o nosso passado e reduzirá o seu futuro aos vinte quilômetros até o CPA.
Que futuro nos aguarda! 
Dizem que esta Copa do Mundo veio para a nossa cidade para deixar um legado de benefícios.
Até agora, o grande legado são os empréstimos bancários gerando juros e dívidas que comprometerão o desenvolvimento do Estado - e sacrifício para várias gerações.
Justiça se faça ao governo Blairo que, durante mais de sete anos, deixou poucas dívidas para o governo da continuidade saldar.
Mas, a vaidade não tem preço nem ética.
Somos um Estado que só consegue empréstimos por cortesia da nossa Assembleia Legislativa, aumentando o nosso teto de endividamento sobre as bênçãos irresponsáveis do governo federal.
Estamos construindo obras para os olhos da população, e não, para o coração.
O coração do povo cuiabano deseja uma cidade humanizada. Uma Arena ou um VLT não conseguirão trazer humanização às camadas mais sofridas da nossa população.
Não pretendo entrar em conflito com os interesseiros das grandes obras.
Mas o futuro de Cuiabá está na dependência de uma boa educação para as suas crianças e gestores públicos honestos.

Gabriel Novis Neves
19-08-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.