terça-feira, 31 de maio de 2011

PRIMEIRA DERROTA

Dizem que a primeira vez de um acontecimento a gente nunca esquece. Ele pode vir num momento propício e nos marcar para o resto da vida, como uma lembrança que gostaríamos de ser revivida. Mas, existe também aquele primeiro acontecimento que vem para atrapalhar, e que também nos marca – mas como algo para não ser lembrado.

A nossa presidente, justiça se faça, vem trabalhando, e muito, na plantação, para depois colher os frutos desse período. Está com a sua saúde fragilizada, saindo de uma pneumonia, segundo relatório dos seus médicos.

O momento não era adequado para ela ser derrotada na sua proposta com relação à aprovação do novo Código Florestal, como foi votado.

Acho que a inabilidade do seu líder foi fundamental para o fiasco, quando, no desespero, fez ameaças aos seus colegas usando o nome da presidente.

O desgaste ficou evidenciado, e, mesmo com o trabalho do pessoal da limpeza dos grossos tapetes dos salões do Congresso Nacional, muito caco de vidro ficou por ali, podendo causar acidentes...

A bancada do nosso Estado, na definição do jornalista Marcos Antonio Moreira - o Villa - se comportou como: “Bancada de MT não pode ver pau em pé.”

Essa manchete do Villa é um artigo em charge, e mostra a vocação dos nossos representantes na Câmara dos Deputados em relação ao nosso meio-ambiente.

Nesses últimos dez anos o nosso Estado sofreu um processo de lipoaspiração das suas florestas. Tudo em nome do desenvolvimento do nosso Estado, que continua mais pobre, e o pior, perdeu grande parte do seu patrimônio, que é o seu meio-ambiente.

O mundo voltou a cobrar o Brasil, e o Brasil está cobrando a nossa inércia com relação as nossas riquezas naturais.

A mediocridade, a ganância, a falta de cidadania, entre outros fatores, tomou conta deste país. Está tudo dominado. Todos os segmentos sociais estão contaminados pelo egoísmo de mentes devastadoras do nosso meio-ambiente.

Temos que debater o futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos. Formar uma geração cidadã, que saberá dos seus deveres e direitos.

Que bom se pudéssemos realizar um simpósio em Cuiabá sobre direitos e deveres dos cidadãos!

Como palestrantes, o caseiro do Piauí, cuja maior fortuna nesses últimos quatro anos foi aumentar a sua família.

Importante também a presença da camareira da Guiné, para nos orientar sobre os nossos direitos.

A diferença é que o caseiro foi julgado no Brasil e a camareira nos Estados Unidos da América do Norte.

Uma lição ficou para a presidente nesta sua primeira derrota oficial: o andor do poder é pesado, não é?

Gabriel Novis Neves

26-05-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.