domingo, 29 de maio de 2011

GAMBIARRA

É o xodó do povo brasileiro. É incontável o número de pessoas que já se utilizaram deste artifício em sua casa. Gambiarra seria uma improvisação, ou o famoso jeitinho brasileiro. É uma solução falha e provisória para um problema.

Acho até que é invenção brasileira. Não sei se foi patenteada.

Estou acompanhando o sofrimento de um amigo para localizar o local da gambiarra na sua moradia. Talvez tenha que demolir uma parede do seu apartamento e acabar com um armário.

Tudo começou quando o seu filho mais velho, estudante de engenharia, resolveu fazer uma gambiarra do telefone fixo que ficava no quarto do “velho”. Utilizou sem o conhecimento e consentimento do pai, uma extensão até o seu quarto para instalar um computador.

Não deu certo o improviso. O técnico da operadora está batendo a cabeça há três dias. Já chamou o seu supervisor e nada. O apartamento não possui mais a planta de instalação telefônica, e o espaço foi muito remexido nos últimos anos.

Há pouco tempo mudei de operadora telefônica. A primeira exigência feita pela nova empresa foi a de trocar toda a fiação. A alegação é que eles trabalham com fios de fibra ótica.

O material instalado na minha casa, mas funcionando muito bem, estava obsoleto, segundo o técnico. Na troca foram descobertas inúmeras gambiarras que, segundo os técnicos, prejudicavam a qualidade do serviço.

Houve um momento em que cheguei a desistir da modernização do meu sistema de comunicação: internet e telefone. Passei por aborrecimentos, estresses e os serviços saíram caro. Por enquanto tudo está funcionando. A gambiarra doméstica é realizada para “quebrar um galho” do proprietário.

Temos também outros tipos de gambiarras, essas extremamente prejudiciais ao povo brasileiro. O palácio do Planalto passou por uma grande reforma. E não é que descobriram uma gambiarra no 4º andar, segundo notícias da imprensa?

Coisinha feia!

Se na cabeça do “número um” colocam gambiarras, imagino o que acontece, nos outros conjuntos arquitetônicos projetados pelo Niemayer.

Oh, Brasil das gambiarras.

Gabriel Novis Neves

27-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.