domingo, 22 de maio de 2011

A marcha

Prefeitos de várias cidades do Brasil, a grande maioria da base de sustentação do governo Federal, realizaram a tradicional Marcha dos Prefeitos em Brasília.

O nosso Estado compareceu com uma boa delegação, para as fotos necessárias - uma espécie de Habeas-Corpus -, e assim justificarem as suas gestões.

Lutei e pedi. O governo federal não atendeu, e o povo então identifica quem é o culpado pelo caos nos municípios brasileiros - assim dizem os prefeitos nos seus retornos.

Para quem está distante, a Marcha parece um ato de protesto contra a política econômica do governo Federal, mas, na verdade, é um ato orquestrado de submissão, exatamente para fortalecer as decisões de Brasília.

Os prefeitos foram pedir à Presidente uma ajuda de R$ 28 bilhões. Retornaram disciplinadamente e satisfeitos, com uma possibilidade prometida pela Presidente na reunião festiva de conclusão dos trabalhos: a liberação, parcelada, quando possível, de apenas R$ 750 milhões.

No dia seguinte, o Diário Oficial da União trazia um cronograma de desembolso desses recursos, que os prefeitos tomaram conhecimento quando do retorno aos seus municípios. Não fora o combinado.

O grande público ficou sabendo que a tão falada Marcha foi um exercício de capitulação dos prefeitos.

Os municípios brasileiros, responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, continuarão de pires nas mãos.

Faltando o essencial onde moram as pessoas, que é o município, a Marcha ficou na boca do povo como a festa do outono, e o povo que se dane, como dizia aquele personagem do Chico Anísio, hoje mais interessado na Salomé de Passo Fundo, com os seus incansáveis telefonemas de conselhos à Presidente.

Para encerrar este testículo (pequeno texto), lembrar que todos os municípios brasileiros são ricos em belezas naturais exóticas, um filé mignon para o turismo ecológico, fonte de grandes recursos.

Para não perderem a viagem eles (os prefeitos) foram ao Ministro do Turismo, aquele velhinho da conta do motel, e que chegou nesse posto por mérito do grupo que o indicou.

Mais uma decepção. O velhinho está saindo. Só aguardando uma barganha do grupo político que o indicou.

Enquanto isso, o atual Chefe da Casa Civil está atento a toda e qualquer tentativa de prevaricação no governo.

Fechou no início do ano, segundo informação de conceituado jornal de São Paulo, a sua jovem Firma de Consultoria, que ninguém descobriu para qual tipo de público atendia muito menos o nome de um único cliente. O máximo que se conseguiu descobrir, é que essa firma era um exemplo de faturamento e eficiência.

Os prefeitos frustrados decidiram que, para manter a tradição, no próximo ano irão novamente fazer a Marcha.

Gabriel Novis Neves

06-05-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.