segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ILHA DA FANTASIA


Dentre todas as ilhas que se descortinam através do Caribe Mexicano, surge com certeza a mais charmosa de todas, Cozumel. Verdadeira ilha da fantasia com suas praias deslumbrantes de aguas plácidas e de um azul turquesa, só encontrado naquela região.
Totalmente preparada para o turismo, seus setenta mil habitantes fixos, parecem viver apenas para agradar aos que esbarram nesse oásis.
Seus apenas sessenta quilometros quadrados de praias deslumbrantes, com seus resorts aconchegantes, são um convite ao romantismo presente em todos nós, mas algumas vezes adormecido pelas hipocrisias do cotidiano.
Entretanto, o enorme relax que uma viagem dessas proporciona, é basicamente o encontro de nós com nós mesmos e mais ainda com o outro.
Coisa quase impossível no agito das grandes cidades, as nossas comportas se abrem e tudo flui naturalmente, em total simbiose com a paz trazida pelo mar e seus mistérios.
A sensação é que todo o nosso sistema cortical, após longas adaptações às distorções do cotidiano hostil, volta a se expandir e a funcionar como se vazios estivéssemos de tudo que nos aflige. As preocupações corriqueiras se minimizam e vão cedendo lugar a uma integração total com a natureza, enfim uma sensação de pleno bem estar.
Visitas a lugares extremamente pobres como a Jamaica cuja capital, Klingston e o balneário  Ocho Rios nos fascinam com a sua beleza selvagem e seus habitantes com a alegria dos não poluídos pela competitividade dos grandes centros. O ritmo e a sonoridade logo fascinam o visitante. Não por acaso ali nasceu o grande Bob Marley.
Ao passar por Costa Maya nos encantamos com as ruinas mayas ali presentes que não nos deixam esquecer dessas civilizações que nos precederam e cujos vestígios, nos deixam impressionados com a sua sabedoria e a sua arte.
Ponho-me a pensar o que nós brasileiros, desperdiçamos não cuidando dos nossos paraísos que, de tantos e tão mal cuidados, não conseguem mais sequer nos deslumbrar.

Gabriel Novis Neves
25-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.