quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Tristeza geral


Às vésperas da Copa do Mundo a nação brasileira não estava feliz, não estava vibrante e muito menos, verde e amarela. De norte a sul, de leste a oeste, o sentimento de frustração predominava. 
A construção, ou reforma, de doze campos de futebol padrão FIFA irritou a nossa gente carente de inúmeros equipamentos sociais. 
Além, é claro, do sentimento de revolta que nos atingia frente a tanta roubalheira. Segundo declarações do “Fenômeno”, que fez parte do Comitê Organizador Local da FIFA, nunca se viu tanto roubo como nas obras do Brasil. 
A nossa genética de alegria foi substituída pelas manifestações de rua. Esse movimento de defesa à nossa dignidade não foi mais pontual, mas um sentimento nacional.
O povo brasileiro está triste com tanto desgoverno e falta de compromissos sociais.
A escritora Adélia Prado silenciou jornalistas em um programa de televisão ao demonstrar todo o seu desencantamento com nossos dirigentes.
O Brasil virou o país dos negócios escusos. Tudo e todos têm um preço. As aulas “da professora”, com suas estapafúrdias tarefas, têm de ser cumpridas, sob pena de severos castigos àqueles que não atenderem a sua despótica vontade.
A tristeza substituiu a esperança.
Temos um país em que quase todas as Instituições que compõem o poder estão sendo investigadas pela Polícia Federal.
Enquanto lutávamos para conquistar o hexacampeonato de futebol, outros países lutavam para descobrir uma vacina para nos livrar do câncer.
Nossas crianças ficaram preocupadas com o preenchimento do álbum de figurinhas dos jogadores de futebol.
Muitas terminam o ensino médio mal sabendo escrever e interpretar textos e, muitas vezes, não sabendo sequer realizar as quatro operações aritméticas.
Esse não foi o país que sonhamos para os nossos filhos.
Muitas lutas foram enfrentadas e vencidas. Mas estamos sendo derrotados exatamente quando colocamos “lá” o candidato que representava dias melhores para esta nação.
O legado desse som "Tristeza Geral"? Os inúmeros escândalos não republicanos praticados nestes últimos doze anos.
O pior é que a inflação voltou e o crescimento desapareceu. Iremos enfrentar nos próximos meses a maior crise política da história desse país.
Essa foi a “Copa da Tristeza”.
Qualquer semelhança com a desmotivação política do momento é mera coincidência...

Gabriel Novis Neves
31-08-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.