segunda-feira, 14 de julho de 2014

VIOLÊNCIA NO ESPORTE

Quis a vida que um jovem brilhante no que faz tivesse os seus sonhos roubados em fração de segundos.
Claro, estou falando de NEYMAR, o jogador de futebol brasileiro que tanto tem se destacado no mundo esportivo.
Menino oriundo das camadas mais pobres do nosso país acabou se tornando o grande ídolo da torcida brasileira, tudo em função de seu temperamento  alegre e descontraído, além de excelente profissional. Isso não se via desde a morte do fantástico Airton Sena.
Há bem pouco tempo o embate em campo era focado nas jogadas magistrais, uma arte. Nos tempos atuais, o foco é a agressão ao adversário.
Creio que as cifras astronômicas que envolvem o futebol atual foram a evolução natural nesse mundo movido pelo vil metal.
Assim, esportes radicais como automobilismo, hipismo, alpinismo e esqui, praticados por pessoas de alto poder aquisitivo, dados os altos custos dos equipamentos que os cercam, deixaram de ser os únicos considerados de alto risco.
Nesse mundo glamoroso onde todos  querem e precisam aparecer, as partidas futebolísticas se transformaram em verdadeiros espetáculos   de violência.
O número de faltas ocorridas  durante os jogos é proporcional ao grau de desenvolvimento dos países em questão.
Nós, sul-americanos, nos mostramos praticamente selvagens em campo. Dentadas, joelhadas, empurrões, enfim, impulsos criminosos que devem ser contidos por regras mais rigorosas de comportamento.
Mesmo sabendo que os esportes permitem extravasar parte da agressividade que nos caracteriza, é preciso  que os juízes de partida façam a parte que lhes compete com mais severidade.
Claro, todos querem o seu lugar ao sol que, com certeza, simboliza o distanciamento da pobreza que nos cerca.
Que essa Copa sirva para uma reflexão maior sobre a verdadeira finalidade do esporte que, além de entretenimento, é a possibilidade do verdadeiro congraçamento  entre os povos.
Difícil, quando altíssimas cifras estão em jogo de uma maneira tão ostensiva.

Gabriel Novis Neves
05-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.