quarta-feira, 23 de julho de 2014

ADVERSÁRIO

Pouca gente entende que adversário político não é inimigo.
São pessoas civilizadas que pensam de maneiras diferentes sobre os nossos mais variados problemas e as prioridades e métodos em resolvê-los.
A unanimidade é burra, já dizia o grande dramaturgo Nelson Rodrigues, especialmente na opção de solucionar dificuldades, sejam econômicas, sociais, culturais ou políticas.
O articulista quando escreve, opina sobre aquilo que a grande mídia já publicou, e que muitos dos seus leitores já tomaram conhecimento.
Cada qual tem o seu estilo de relatar um fato verídico. Uns são mais verborrágicos, outros escrevem por metáforas, uns citam nomes dos atores e são mais econômicos na transmissão da sua opinião.
Prefiro não citar nomes, só excepcionalmente, mas fatos relato muitas vezes de maneira irônica para amenizar a gravidade da notícia.
O escritor não é aquele que só transmite o ocorrido, mas sim, o que cria o fato não percebido.
É comum o entrevistado pensar de uma maneira diferente daquilo que diz ser correto. Isso pode ser percebido por jornalistas atentos às fraquezas humanas.
É a fórmula politicamente correta de se expressar, uma maneira que não interessa à opinião pública.
Alguns leitores mais afoitos se sentem ofendidos diante de determinadas colocações, na maioria das vezes injustas, com a simples leitura de um  texto feito com ética e seriedade.
Quando a situação real é insuportável, o melhor é escrever o fato com humor.
O Brasil passa pela sua pior crise moral e política de todos os tempos.
Difícil esconder o sol com a peneira. Todos esses escândalos, apesar de abafados pelas grandes mídias, que sobrevivem com patrocínios do governo, são publicados nas redes sociais. E, são elas que fazem o papel democrático de esclarecer pequena parcela da nossa população que tem acesso e interesse a esse tipo de comunicação.
São tantos escândalos estourando diariamente, que se torna difícil selecionar para divulgar os mais perniciosos ao nosso país.
Com as nossas Instituições chamuscadas pela falta de espírito republicano em suas ações com o trato com a coisa pública, são essas as que mais despertam a atenção neste momento, também por envolverem políticos.
Até os absurdos cometidos com os custos das obras da Copa, onde, no dizer do tetracampeão e deputado federal Romário de Souza Faria, nós perdemos a Copa fora do campo para as operações da Polícia Federal.
Em campo os alemães nos humilharam com o inacreditável 7x1!
Obras inacabadas e o caderninho de obrigações com a FIFA assinadas em 2007 e não cumpridas, transformaram a maior Copa de todos os tempos em uma boa desculpa para seus idealizadores não comparecerem aos jogos, temendo vaias e atos de hostilidade dos poucos felizardos presentes às Arenas.
O Brasil é mesmo um país de segunda categoria, onde seus governantes tem medo do povo que está pagando quase 100% dos custos dessa extravagância.
O tiro saiu pela culatra e a Copa das milionárias Arenas padrão FIFA ficará nos anais da nossa história como a maior Copa da incompetência.
Em compensação querem nos gratificar como campeões da hospitalidade...
Esse é o fato, não escrito para inimigos. Uns gostarão, outros não. É a democracia.

Gabriel Novis Neves
13-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.