quarta-feira, 2 de julho de 2014

Inverno

Cuiabá é uma cidade com clima extremamente quente. Um dos meses mais frescos do ano é julho. Pois bem, nasci neste mês do frio (!), no período das missas geladas de São Benedito. 
Talvez por isso goste tanto de temperaturas amenas. 
São dez horas da manhã aqui em Buenos Aires e o sol ainda não apareceu. A manhã ainda é noite. A cidade toda iluminada e ninguém pelas ruas. Apenas o som do balanço das folhas das árvores dos bosques provocados pelo intenso vento.
Não sinto a menor vontade de me aprontar para caminhar pelas ruas desertas da bela cidade. 
Aconchegado às cobertas, ainda estou deitado. Assisto as notícias pela televisão, cada vez piores para o momento econômico atual. Uma preguiça invencível me imobiliza na cama.
Mas, decido me desintoxicar do ambiente depressivo do quarto do hotel. Levanto e vou enfrentar as ruas de baixa temperatura (em torno de quatro graus). 
A cidade nos oferece muitas opções culturais. Toda a sua história foi preservada. 
A Argentina era uma colônia da Espanha. O processo da independência teve início em 25/05/1810 e término em 09/07/1816.
Livres do domínio espanhol, a cidade mais europeia da América do Sul recebeu, em grande escala, italianos, ingleses, franceses, irlandeses.
Fiquei encantado com a visão futurista dos arquitetos e políticos que projetaram uma cidade nos séculos dezoito e dezenove para o século vinte e um.
Implantaram e fizeram correções certíssimas, inclusive, no sistema de prevenção a inundações, e que somente agora, com o passar dos anos, estamos tentando realizar em nosso país. 
Ecologia, cultura e condições para uma boa qualidade de vida facilmente são percebidos.
Esculturas de artistas famosos estão espalhadas pela cidade, bairros e bosques. 
O cemitério famoso, no elegante bairro da Recoleta, é atração turística. Esculturas de artistas importantes deixam em plano inferior até o interesse pelos personagens que ali descansam e que foram responsáveis pela civilização portenha. 
A história dos seus centenários prédios é fantástica, como o que serve de local para a administração do país - a Casa Rosada.
Várias vezes eu estive, por compromissos familiares, nesta cidade, mas nunca com tempo suficiente e tranquilidade para entender, inclusive, a história do seu cantante mais querido e popular, Carlos Gardel. 
O tango só foi aceito na Argentina quando o cantor da Boca fez uma excursão à Europa e foi aprovado pela nobreza do então primeiro mundo. Antes, tal qual o samba, era considerado música de baixo nível. 
O estímulo visual das belezas descobertas por mim, como a história do bairro da Boca, a recente reestruturação do porto, atualmente chamado de Porto Madero em homenagem ao arquiteto inglês que o projetou e a história do clube de futebol mais popular do país, produziu o calor suficiente para esquentar a minha alma.
Em uma casa de carnes esqueci-me do frio da cidade e das agruras financeiras que assolam esse belo país. 

Gabriel Novis Neves
20-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.