terça-feira, 22 de julho de 2014

Ganância mundial

Eu, como frequentador transitório nesse planeta, assim como todos nós, sinto-me extremamente incomodado ao perceber o desastre a que são levadas as nações em decorrência da ganância mundial.
Estupefato, assisti um comunicado ao vivo feito pelo Ministro da Economia argentina na televisão local. Jovem e bem articulado, mostrou todas as mazelas que compõem o quadro econômico mundial, principalmente no que tange à América Latina.
Segundo ele, a dívida que foi apresentada à Argentina é totalmente impagável - em todos os sentidos da palavra.
A bela Buenos Aires, outrora poderosa, conhecida como uma das mais elegantes da América do Sul, hoje vive assustada pela intensa crise econômica que assola o país.
A Argentina, segundo decisão judicial - cujo prazo se extingue em 30/06/2014 - está sendo obrigada a quitar dívidas contraídas em 1993, e que agora se apresenta com um acréscimo de 1.600%.
Os tais “Fundos Abutres” que tiraram o sono dos argentinos é o assunto do momento.
Copa mundial de futebol é preocupação menor na cidade e não consegue alegrar sequer a população mais esclarecida.
Hotéis de luxo, e outros não tanto, apresentam uma ocupação de 30%, enquanto restaurantes, lojas comerciais e casas de show amargam a mesma falta de movimento.
O pessimismo tomou conta do semblante desse povo, outrora tão confiante e orgulhoso.
As belas ruas e avenidas de Buenos Aires já não exibem a grandeza e a pujança que as diferenciava das outras capitais da América do Sul.
Só nos resta torcer para que essa ganância mundial não venha acabar com o resto da América Latina, sempre vítima dos governos corruptos através dos séculos.
O ópio futebolístico já não é suficiente para aplacar a tristeza desses povos.

Gabriel Novis Neves
20-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.