quinta-feira, 24 de julho de 2014

Onda de otimismo

Impressionante a nossa capacidade de auferir ganhos mesmo em condições precárias do momento sentimental popular após um mau desempenho numa Copa do Mundo.
Descobrimos que, se em campo fomos péssimos, fora dele, demos um show de simpatia e civilidade.
Logo após tantos elogios transmitidos pelas mídias mundiais, conseguimos até reunir os Brics, o que vinha sendo tentado há quatorze anos sem sucesso.
Se tudo ocorrer como esperamos que ocorram, notícias alvissareiras para o  grupo formado por Brasil,  Rússia, Índia, China, África do Sul.
Com a perspectiva de criação de um banco com um ativo de cem bilhões de dólares, recursos poderão ser usados em infraestrutura  nos diversos países.
Também será criado um fundo no valor de cinquenta bilhões de dólares para ser usado em caso de emergência  por qualquer um dos cinco emergentes.
Imediatamente, a nossa “hermana” argentina curou-se rapidamente da sua laringo faringite de dois dias antes por ocasião da festa do último jogo da Copa em que não compareceu, e fez malas  rumo a esse encontro com os emergentes.
Quem sabe agora as dificuldades criadas para a organização do  MERCOSUL sejam dissipadas  mediante a possibilidade  de novos horizontes.
Na verdade, estaria se formando um fundo paralelo ao FMI onde apenas os líderes em investimentos (EUA), tem poder de veto.
Nesses termos, os Brics, formados por apenas cinco países, funcionaria de uma maneira mais igualitária.
Dadas às inúmeras diferenças  políticas, econômicas e culturais entre os cinco países do grupo, fácil deduzir os desgastes políticos que surgirão.
A Rússia, geograficamente, equivale a dois Brasis. Além disso, como nos posicionares com relação à anexação de novos territórios?
Respostas para o futuro.
Afinal, não poderia haver melhor momento para o acordo tão esperado.
Fizemos, inclusive, algumas concessões, tais como, sediar a organização em Xangai na China e entregar a presidência a um indiano.
Coube-nos a presidência do conselho administrativo. Menos mal.
Apesar dos ganhos em longo prazo, não deixa de ser um fato para ser comemorado...

Gabriel Novis Neves
16/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.