sábado, 11 de setembro de 2010

Os novos

Tenho absoluta certeza que os novos donos do poder em Mato-Grosso, não acreditam em prevenção baseada em pesquisas científicas. Refiro-me aos boletins diários do INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ). Assisti a uma aula de um jovem pesquisador do Instituto, onde só se trabalha após enfrentar um concurso público. O INPE tem o maior computador de memória da América Latina, abastecido com informações de satélites. As suas informações são confiáveis e aceitas no mundo científico. Os políticos de Mato-Grosso, especialmente aqueles que estão no comando do estado, tem a petulância de não aceitarem os dados que não lhe são favoráveis. Chegam ao cúmulo de tentar ridicularizar uma instituição científica, respeitada em todo o mundo. Sabem por quê? No momento que o governo do estado é informado sobre uma catástrofe, como foi o caso recente das queimadas, ele tem que tomar medidas preventivas. E isto custa dinheiro, e o governo não tem o mínimo interesse em fazer esse tipo de investimento. Para eles ( governo ), é mais fácil a catástrofe e depois sensibilizar o governo federal para aquela ajuda. Inclusive rende dividendos políticos!

No planejamento estadual não existe recursos para a prevenção de queimadas, que há um mês é matéria obrigatória em todos os noticiários nacionais. É um estado rico sendo transformado em fogueira. A cidade de Marcelândia devorada pelo fogo, agora é que criou a sua Defesa Civil. Sem recursos próprios e apoio do governo estadual, a prevenção do destruído município ficou apenas na distribuição de algumas camisetas alertando a população para o perigo das queimadas! Ora bolas! A prevenção exige recursos para pelo menos contratar pessoas qualificadas, para fiscalizar as excelentes leis de proteção ambiental.

Esses são os novos que chegaram para quebrar paradigmas, e pelo seu envelhecimento precoce e inútil estão sendo substituídos por candidatos que se auto-intitulam de cara nova...

Quá!


Gabriel Novis Neves ( 7.5 + 56 )

31-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.