terça-feira, 14 de setembro de 2010

ESTAÇÕES DO ANO

Todos sabem que existem no planeta quatro estações no ano: primavera, verão, outono e inverno. Entretanto, aqui no Brasil, em parte do seu território, como é o caso de Mato-Grosso, foi acrescentada mais uma: a estação do horário de verão. Esta estação especial fica acoplada entre parte da primavera e do verão. A justificativa é economia de energia elétrica - logo de dinheiro. Até parece que os nossos governantes estão preocupados em fazer economia com o dinheiro do contribuinte!

Não conheço nenhuma nação civilizada que tenha gastos absurdos como o Brasil. Para se ter uma idéia, o Brasil gasta mais dinheiro para manter os nossos políticos e autoridades do que a Inglaterra para manter toda a Família Real.

E o preço da pesada e ineficiente máquina administrativa brasileira? Quanto custa ao país um homem público? Só perdemos para os árabes donos de poços de petróleo. Essas despesas têm até um nome: custo Brasil, o invibializador do nosso desenvolvimento. Dizem que é aquele dinheiro que se perde pelo ralo da corrupção. O famoso e disputado cartão corporativo, sem limites e sem necessidade de auditoria do Tribunal de Contas. As verbas secretas que não podem ser identificadas por questões de segurança nacional, e os penduricalhos que um bom cargo oferece, com tudo pago pelo pobre contribuinte. Só de botox nos últimos anos, foi gasto pelo governo, o suficiente para a construção de um moderno hospital universitário. Mas, vamos deixar pra lá essas pequenas despesas tão necessárias ao exercício da democracia. O horário de verão está chegando e iremos recuperar todas essas despesas, e ainda sobrar dinheiro para a caixinha.

Temos coisas piores que a introdução do horário de verão nas estações do ano. De dois em dois anos, recentemente foi introduzido para evitar corrupção, o horário eleitoral gratuito (!), que vem a ser outra estação. O horário é gratuito para o candidato (quem paga é o contribuinte), mas a sua formatação e apresentação são milionárias. Os candidatos ricos apresentam produtos de mídia dignos dos prêmios da Academia de Cinema Americana! Fazem isso por amor ao Brasil. Comovente esse patriotismo do horário político gratuito!

Apesar dos pesados investimentos, é o mais chato da televisão brasileira. Nesta atual temporada só se salva da palhaçada toda, o palhaço Tiririca, que por falta de marqueteiro terá mais de 1 milhão de votos em São Paulo, para deputado federal. É o único candidato sincero e que não mente. É palhaço, e irá exercer o “puder” como palhaço. Os outros nos farão de palhaços. Ah! Se o Tiririca fosse candidato a Presidente. Ganharia as eleições no 1º turno, e seria um legítimo sucessor de um governo de tanto sucesso.

Vamos simplificar e voltar às quatro estações do ano? É só investir em educação. É mais barato que o tal horário de verão, ou o da propaganda política - e não “enche o saco” de ninguém.


Gabriel Novis Neves (7.5+67)

11-09-2010

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.