terça-feira, 4 de maio de 2010

SUCESSO

“Um homem é um sucesso quando pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta” diz Bob Dylan. Talvez por ser americano, povo predominantemente protestante, o autor da frase procurou o sucesso, para ter dinheiro e comprar um pedacinho do céu para o descanso eterno. Os protestantes creem ser o trabalho a única via para “entrar nos céus”, ou, “só é bem-vindo no reino dos céus aqueles que são trabalhadores. Se a pessoa progride, ela é mais bem vista aos olhos da sociedade e aos olhos de Deus.”

O Brasil é um país majoritariamente de católicos. Não acreditamos que precisamos de dinheiro para morar no céu. Acreditamos que nossos pecados são tirados e vamos para o reino dos céus, através de doações de certa quantia à Igreja e aos necessitados. Que os pobres de dinheiro e os pobres de espírito terão gratuitamente o reino de Deus.

Acho que nasceu daí a nossa intolerância ante o sucesso. O brasileiro torce e vibra pelo insucesso e sofre intensamente diante do sucesso alheio. Nas palavras de Michael Korda, “Para ser bem sucedido, é necessário aceitar o mundo como ele é e subir acima dele”. Como é difícil para nós, aceitar esta verdade!

Temos o nosso mundo, fechado, blindado, onde a luz da salvação não consegue penetrar. O sucesso nos causa sentimentos de culpa, e o sucesso dos outros nos incomoda. Fazemos coisa que não gostamos inviabilizando a aceitação do sucesso. Quando chegamos naquele momento, ninguém pede a cura e sim tempo para realizar as coisas que gostamos e não fizemos. “O segredo do sucesso não é fazer o que se gosta, mas sim gostar do que se faz”, (Cecília Meireles).

Não podemos demonizar aqueles que fazem sucesso trabalhando honestamente. Não os confundamos com os ladrões, corruptos, bandidos, desonestos, mafiosos, chefes de quadrilhas especializadas em roubar dinheiro público, traficantes, e o pseudos surdo-mudo- cego – o pior de todos. Este ouve, vê, sabe de tudo e se cala.

Que tal aproveitar este período eleitoral, para examinarmos, com a razão, o sucesso? Tempo não perderemos, e poderemos evitar desastres para o nosso país, escolhendo dirigentes de sucesso e não fracassados.

Gabriel Novis Neves
10/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.