sexta-feira, 28 de maio de 2010

PLANTAR ESPINHOS

Não acredito que o cargo de Secretário de Saúde do Estado, volte a ser ocupado por um médico. Nos últimos oito anos esta pasta, eminentemente técnica e complexa, foi ocupada por três médicos - de perfis diferentes. A soma do tempo de permanência deles no cargo não ultrapassou dez meses – muito estranho. Seriam esses ex-secretários, corruptos, ladrões, mafiosos, incompetentes e fracassados na vida privada? Eu mesmo respondo: não, não eram. Pelo contrário, o passado desse grupo é inversamente proporcional ao seu período no governo. A sociedade sabe disso e exige explicações.

Os resultados dos remendos estão expostos - para o sofrimento da população de Mato Grosso, especialmente para a mais pobre. A população que vota cobrará dos falsos gestores por mais essa irresponsabilidade com a saúde pública. A verdade é que todos desejam saber por que o médico não tem competência para trabalhar pela saúde no governo, mesmo sabendo que eles só fazem isso em suas vidas privadas com resultados de excelência reconhecidos.

Aí tem! É o que mais ouço nas ruas - e realmente tem. E tem muita coisa que os trabalhadores de saúde sabem, e os supergestores escolhidos a dedo, não sabem e tampouco entendem.

Deprimente! Deprimente saber que a mais social das secretarias é ocupada por pessoas especializadas em máquinas de calcular. A humilhação sofrida em silêncio pelos que trabalham com saúde, aos poucos está sendo substituída pela luta em busca da verdade. E como a verdade está brotando! Virulentamente!

O que está acontecendo em Mato Grosso, com a divulgação dos seus escândalos éticos, contraria inclusive uma das teorias do Brizola. “Mingau quente no prato, comece comendo-o pelas beiradas. Quando chegares ao centro, ele estará frio, e fácil de, com uma colherada, engoli-lo.” Com os últimos acontecimentos – e futuros – a opinião pública fez com que o governo comesse o mingau pelo centro. Finalizando o triste caso da saúde. Acredito que jamais um médico com uma história a preservar, aceitará a submissão de ser secretário-robô. “Quem anda descalço não deve plantar espinhos.”

Gabriel Novis Neves
04/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.