domingo, 16 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DE MATO GROSSO

É o tipo de aniversário que pouca gente comemora simplesmente por desconhecer que o Estado de Mato Grosso nasceu no dia 9 de maio de 1748.

Cuiabá foi fundada em 8 de abril de 1719, e pertencia a capitania de São Paulo. Com o desligamento de São Paulo, surge Mato Grosso, e Cuiabá, então com 29 anos, adota o futuro grande estado. Semelhante fato aconteceu no sul. A cidade de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, e suas irmãs, são bem mais velhas que o Estado. Lá é feriado estadual o dia do nascimento de Mato Grosso do Sul. Aqui não.

Graças aos eventos oficiais, culminando com a inauguração de uns aparelhos para exercícios físicos e show da Orquestra Viola de Cocho no Parque Mãe Bonifácia, a data de hoje seria dedicada apenas às Mães. Com o nosso calendário acumulando datas dificilmente no ano que vem, esta data será recordada. Depois que o 5 de maio foi amplamente comemorado por ser o Dia da Parteira, e o Dia Nacional das Comunicações em homenagem ao Marechal Rondon, foi totalmente esquecido... O que nos resta a falar?

Em ano de eleições tudo é válido para reunir eleitores, comemorar e até trocar os sem votos – caso do Rondon, pela numerosa e simpática classe dos /das parteiras, da qual com muita honra faço parte.

Aldir Blanc médico e compositor definiu festas, sejam de aniversário, objeto deste artigo, ou outras como: “A festa é fantasia que é um troço que o cara tira no carnaval.”

Gabriel Novis Neves
09/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.