segunda-feira, 17 de maio de 2010

Feijoada

Sábado é dia de feijoada, assim reza a tradição. Na nossa Cuiabá esse costume só ganha do churrasco no inverno – inverno cuiabano claro. Neste início de semana como a temperatura ficou mais amena, a nossa cozinheira programou para sábado a comida de inverno, para delírio dos meus filhos, noras, genro, netos e irmãos. Entretanto... Entretanto o friozinho cuiabano, assim sem mais nem menos, foi embora. Mas a feijoada foi mantida, e o almoço só foi confortável devido à tecnologia da refrigeração do ambiente.

Enquanto todos se aloitavam com pés de porco, orelhas, rabo, costelinha de porco salgada, charque, paio, lingüiça calabresa, lingüiça portuguesa, feijão preto, couve, laranja, pimenta, farinha e arroz branco, eu fazia estoicamente a minha dieta: um prato fundo de sopa de legumes. Após saborearem a farta feijoada, meus convidados se deliciaram com as sobremesas. Inabalável no meu propósito, eu resisti, e me contentei com uma pequena xícara de café preto, com duas gotas de adoçante. Estou agora sonhando com o meu jantar: uma batata cozida. Ah, com salsinha picadinha, que ninguém é de ferro.

Resolvi eliminar o excesso de líquidos e gordura do meu organismo. Pretendo em duas semanas atingir a minha meta. Esta dieta que estou seguindo é utilizada no Hospital das Clínicas de São Paulo para preparar os pacientes com obesidade mórbida para cirurgia. Não estou ainda neste estágio, mas como acredito em prevenção, decidi colocar o meu organismo em condições ideais, pois a minha ambição é completar um século com saúde.

Tenho muita força de vontade. Graças a ela consegui pular várias barreiras que a vida colocou na minha frente. Fui fumante de três maços de nicotina por dia. Parei subitamente há trinta anos. Hoje, sinto-me mal até com o cheiro do cigarro. Aprendi a não depender de terceiros para tentar ser feliz. Nada de terceirizar a nossa felicidade.

Não é tarefa fácil participar de uma suculenta feijoada tomando um simples prato de sopa de legumes. Não é fácil não! Eu que o diga. É preciso estar muito apaixonado pela vida para encarar este desafio, e eu sou um eterno apaixonado!

Gabriel Novis Neves
15/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.