sexta-feira, 7 de maio de 2010

SIMPATIA

Eu sou do mês de Julho, mas tenho uma especial simpatia pelo mês de Maio.

Logo no seu primeiro dia é feriado mundial – Dia do Trabalho. São programadas festas monstruosas para os trabalhadores. Geralmente são apresentados shows com artistas caríssimos, sorteios de carros, e em ano eleitoral, aquele empurra – empurra de candidatos. Nesse dia alguns dos nossos algozes querem demonstrar que são nossos amigos, e também são trabalhadores. Concordo. Mas esclareço que são trabalhadores com carga horária diferenciada, em uma semana inventada por eles - de terça à quinta - feira. É um dia embalado pelas cervejas e promessas.

Na seqüência vem o dia de Santa-Cruz. Tradicionalmente neste dia chove. Uma pequena chuva para marcar o início da seca. A meteorologia em Mato Grosso nos aponta duas estações: calor com chuva - período que é finalizado em maio -, e calor sem chuva.

Dia cinco é dedicado ao Marechal Rondon. Assim é conhecido por estas terras o militar sertanista, e nosso ícone, Cândido Mariano da Silva Rondon. Para saber quem foi esse mimoseano, recomendo uma visita ao Google. Vale à pena, sua história é riquíssima de exemplos e dedicação à pátria.

Oito de Maio. Uma data importante para a humanidade, mas não é feriado universal. Este dia é conhecido como o Dia da Vitória e marca o fim da 2ª Guerra Mundial. O sacrifício de milhares de pessoas, não serviu de exemplo à humanidade. De lá para cá não se fez outra coisa a não ser guerrear: Vietnã, Coréia, União Soviética, Malvinas (loucura das loucuras), Iraque, Afeganistão, Irã. As guerras intermináveis no continente Africano, Nicarágua, Haiti, e a imbecil matança de cinqüenta anos em Cuba. A eterna luta armada entre os muçulmanos e judeus. A guerra continua em todo o universo, com ou sem armas e bombas atômicas, porém semeando ódios, discórdias e mortes, colocando a Humanidade inteira em estado de insegurança.

No segundo domingo de maio comemoramos o Dia das Mães. Infelizmente se transformou, salvo raras exceções, numa data muito explorada comercialmente.

Mas, a par de tudo isto, o mês de Maio é também o mês devocionalmente dedicado à Maria – Mãe de Cristo, Mãe da Igreja e Mãe dos Homens. O mês inteiro é dedicado à Maria pelo mundo cristão – uma tradição secular. Daí talvez a razão da minha grande simpatia por este mês especial.

De todas as festividades reverenciando Maria, o ato da coroação da Santa é a que mais me emociona. O encontro das crianças com este ritual da fé católica é comovedor. É realmente comovente assistir a inocência subir a escadinha com a pequena coroa de rosas para coroar Nossa Senhora. Acompanham o ritual os cânticos religiosos entoados ao som de um órgão de sons melodiosos e límpidos. Até o mais ateu dos ateus, tenho certeza, se comove diante da singeleza que envolve este ato. As crianças são símbolos universais da pureza e inocência, não conhecem ainda a extensão da maldade humana.

Ao longo da minha vida profissional quase todos os grandes aborrecimentos ocorriam no mês de Maio. Tinha até receio da aproximação deste mês. Hoje, gosto de pensar que aqueles aborrecimentos foram insignificantes e que o mês de Maio foi, e continua sendo, um ponto luminoso na minha vida.

Gabriel Novis Neves
04/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.